Avamys – Spray Nasal, Bula, Efeitos Colaterais? Preço? Engorda?

Os problemas nasais decorrentes de quadros de rinite são bastante incômodos e podem trazer um grande desconforto para quem os têm e é por isso que existem medicamentos de uso nasal, como Avamys, que aliviam esses sintomas.

Então, para saber um pouco mais sobre esse produto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o produto.

Para que serve o spray Avamys

Avamys é um medicamento que serve para tratar sintomas nasais, tais como secreção nasal (rinorreia), nariz entupido (congestão nasal), coceira no nariz (prurido), bem como espirros e alguns sintomas que podem afetar os olhos, atais como coceiras (prurido), sensação de ardor, vermelhidão e lacrimejamento, sempre decorrentes da rinite sazonal alérgica e também da rinite crônica, que ocorre no decorrer do ano inteiro.

Esse medicamento ainda pode utilizado tanto pode crianças a partir de 2 anos de idade até a idade adulta. No entanto, não é recomendado para menores de 2 anos.


Como funciona o Avamys

Avamys é um spray nasal que contém furoato de fluticasona, que nada mais é do que um corticoide, que apresenta uma poderosa ação anti-inflamatória.

O início da sua ação ocorre cerca de 8 horas após ser feita a primeira aplicação e pode ser que sejam necessários diversos dias de tratamento para que seja possível obter o máximo benefício proporcionado pelo produto.

Como usar o spray Avamys

Como usar Avamys

Como já foi dito, Avamys é um spray nasal e, como tal, deve ser administrado somente por vias nasais. O medicamento se encontra em um frasco que fica localizado dentro de um estojo plástico.

Se você quiser saber quanto de produto ainda resta dentro da embalagem, basta olhar através da abertura lateral do estojo.

O jato de produto é liberado através do bico da embalagem quando o botão lateral é pressionado de forma firme, lembrando que esse bico é protegido por uma tampa plástica removível que deve ser retirada antes da aplicação.

É preciso prepara o dispositivo antes de realizar a primeira aplicação ou caso o produto permaneça destampado e pareça não estar funcionando corretamente.

Preparando o spray

Antes de utilizar o produto pela primeira vez é preciso prepara-lo da maneira certa, seguindo as instruções abaixo:

  • Agite de forma vigorosa o frasco tampado por cerca de 10 segundos.
  • Aperte delicadamente as laterais da tampa azul para que seja possível removê-la, usando o indicador e o polegar e puxando-a para fora em seguida.
  • Depois, posicione o bico na direção oposta ao seu rosto e pressiona o botão lateral de maneira firme por cerca de seis vezes, até que saia o primeiro jato no ar.

Assim o spray nasal estará pronto para o uso. Depois que o spray estiver pronto para uso, fique atento ao próximo passo.

Maneira correta de aplicar

  • Antes de usar, agite o frasco de maneira vigorosa
  • Retira a tampa do mesmo, conforme as instruções anteriores
  • Realize uma limpeza no nariz, assoando ele para retirar o excesso de secreção
  • Segure o spray na posição vertical e insira o bico pulverizador de forma cuidadosa em uma das narinas.
  • Faça com que o bico encoste na parede oposta à divisão central do nariz. Isso ajuda com que o medicamento se dirija até a parte certa do nariz.
  • Respire através do nariz e pressione me maneira firme o gatilho que dispara o medicamento até chegar ao fim.
  • É necessário ter cuidado para que o bico não fique mal posicionado e o medicamento atinja o olho, mas caso isso aconteça, lave o olho imediatamente com água.
  • Em seguida, retire o bico da narina e solte o ar através da boca.
  • Caso seja necessário aplicar mais de um jato em cada narina, repita o procedimento
  • Depois, repita esses passos na outra narina.

Depois de cada uso é importante limpar o bico aplicador e também a parte de dentro da tampa com um pano seco e limpa e não com água.

Ponha a tampa novamente no local indicado, a fim de evitar que sujeira ou poeira entrem em contato com bico, impedindo-o de entupir.

Caso isso ocorra, nunca deve-se utilizar agulhas ou outros objetos com ponta para fazer a desobstrução, tampouco para aumentar o tamanho da passagem do bico.

Caso o paciente note que o dispositivo não está funcionando corretamente, é preciso conferir o nível de líquido, certificando-se que o medicamento não acabou; Caso esteja muito baixo, é possível que não seja o suficiente para que funcione e o medicamento pode não sair.

Composição

Avamys

Cada dose do spray nasal Avamys contém:

Furoato de fluticasona ………. 27,5 mg

Excipiente q.s.p.: 1 dose (glicose anidra, celulose dispersível, polissorbato 80, solução de cloreto de benzalcônio, edetato dissódico e água purificada).

Contraindicação

O uso de Avamys é contraindicado para aqueles pacientes que apresentem reação de hipersensibilidade ao Furoato de fluticasona ou a qualquer um dos outros componentes da sua fórmula.

Além disso, seu uso ainda é contraindicado para crianças com menos de 2 anos de idade.

Precauções

O uso do spray nasal Avamys não deve ser feito concomitantemente com o ritanovir, que é um antirretroviral, comumente utilizado por pacientes portadores do HIV, e nem como cetoconazol, que e uma substância amplamente utilizada para o tratamento de infecções decorrentes de fungos.

Efeitos colaterais do Avamys

Assim como qualquer medicamento, o uso do spray nasal Avamys pode levar ao aparecimento de reações indesejáveis, tais como as descritas abaixo de acordo com a sua frequência:

Reações adversas muito comuns, que acontecem com 10% dos pacientes que fazem uso desse medicamento:

  • Sangramento no nariz.

Reações adversas comuns, que acontecem com entre 1% e 10% dos pacientes que fazem uso desse medicamento:

  • Cefaleia (dor de cabeça)
  • Ulceração nasal que pode causar desconforto e irritação nasal
  • Estrias de sangue também podem aparecer quando o nariz for assoado

Reações adversas incomuns, que acontecem com entre 0,1% e 1% dos pacientes que fazem uso desse medicamento:

  • Queimação
  • Dor
  • Irritação
  • Secura ou dor na parte interna do nariz.

Reações adversas raras, que acontecem com entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que fazem uso desse medicamento:

  • Manifestações e reações alérgicas graves, tal como anafilaxia
  • Angioedema, que nada mais é do que o inchaço semelhante à urticária que acontece embaixo da pele
  • Coceira
  • Inchaço

Reações adversas muito raras, que acontecem com menos de 0,01% dos pacientes que fazem uso desse medicamento:

  • Perfuração do septo

Outras Reações adversas

Reações adversas com a frequência desconhecida, ou seja, cuja ocorrência não pode ser estimada através dos dados disponíveis.

  • Retardo do crescimento de crianças
  • Infecções causadas por cândida albicans
  • ificuldade de cicatrização
  • Glaucoma
  • Catarata
  • Diminuição das atividades pertencentes ao sistema imunológico (imunossupressão)
  • Dor faringolaríngea
  • Dor nas costas
  • Resfriado (nasofaringite
  • Febre (pirexia)
  • Tosse

Vale lembrar que esse é um medicamento relativamente novo e, mesmo eu as pesquisas tenham indicado que ele apresenta uma segurança e eficácia aceitáveis para sua comercialização, ainda podem ocorrer efeitos não conhecidos ou indesejáveis. Caso isso ocorra, é importante informar imediatamente ao seu médico.

Gravidez e lactação

O spray nasal Avamys só deve ser utilizada por mulheres grávidas caso os benefícios oferecidos para a mãe forem maiores do que os fiscos em potencial que podem ser oferecidos ao feto.

Avamys não deve nunca ser utilizado por mulheres gestantes sem que haja orientação médica ou de um cirurgião-dentista.

Superdosagem

Não foram observados quaisquer sinais ou sintomas depois da administração de uma alta dose do medicamento, que são aplicações nasais de até 24 vezes maior do que a dose diária recomendada para os adultos durante 3 dias de tratamento.

Caso ocorra o uso de uma grande quantidade do spray nasal Avamys,é necessário procurar o socorro médico imediatamente, levando consigo a embalagem ou a bula do produto, se for possível. Para mais orientações em caso de intoxicação, ligue para 0800 722 6001.

Interação do Avamys com outros remédios

A substância Fluticasona encontrada no spray nasal Avamys é eliminada de forma rápida pelo metabolismo de primeira passagem através da mediação do citocromo P450 3A4.

Avamys caixa

Em estudos a respeito da interação medicamentosas da Fluticasona com o cetoconazol, que é um importante inibidor do CYP3A4, ocorreram mais pacientes que com as concentrações plasmáticas mensuráveis do furoato de Fluticasonaem uma proporção de 6 para cada 20 pessoas em comparação com o uso do placebo.

Avamys Preço

Para comprar esse medicamento é necessária a apresentação de receita branca comum e o seu preço pode variar um pouco de acordo com a região do país na qual você se encontra e o local escolhido para a compra.

No entanto, na internet, o frasco com 120 doses de 27,5 mg do spray nasal pode ser encontrada por valores entre R$ 35 e R$ 46 reais.

Avamys Genérico

Não foram encontradas referências de produtos genéricos do spray nasal Avamys. No entanto, uma boa dica é conversar com o seu médico, cirurgião dentista ou farmacêutico para receber uma indicação de spray que contenha o mesmo princípio ativo.

Pergunta dos leitores

Avamys tem Corticoide?

Sim, o componente ativo de Avamys, que é o Furoato De Fluticasona é uma substância corticoide que tem sua ação cerca de 8 horas após a primeira aplicação.

Avamys engorda?

Não existe qualquer evidência que indique que o uso do spray nasal Avamys leve ao aumento de peso ou ganho de gordura.

Avamys ou Nasonex, qual devo usar?

Ambos medicamentos podem ser utilizados para o tratamento dos sintomas nasais da rinite alérgica, porém o Avamys tem um foco menor, podendo ser necessária a realização de uma segunda pulverização.

Mesmo assim é imprescindível lembrar que esses medicamentos são semelhantes, inclusive na fórmula, mas por não serem iguais, não deve-se substituir o uso de um pelo outro sem que haja a devida orientação de um médico ou profissional responsável. Dessa forma, use sempre o medicamento que foi indicado pelo médico e nunca se automedique.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Avamys, como usar, para que serve, seus efeitos colaterais e também as contraindicações.