Calotrat – Serve para olho de peixe ou verruga? Como usar? Bula Simples

Calos e calosidades são espessamentos da camada mais externa na pele em regiões suscetíveis a atritos e pressão. Geralmente ocorre na palma das mãos ou nos pés. Eles surgem, pois quando a nossa pele passa por estresse constantes, acaba produzindo uma hiperqueratose, que se torna responsável pelo engrossamento da camada mais externa, a epiderme.

Para evitar calos é importante proteger as áreas do corpo mais atingidas. Profissionais que trabalham no ramo de construção ou indústrias por exemplo, devem utilizar luvas. Em outros casos, como pessoas do trabalho agropecuário, devem proteger ainda mais os seus pés, utilizando botas. Pessoas que praticam esportes também podem contrair calos com mais facilidade.

O importante é proteger a sua pele de situações repetitivas e que causam um desgaste na mesma, sejam por estresses ou por esforços físicos. Um alerta especial vai para as pessoas com diabetes e que possuem problemas circulatórios, pois numa possível ruptura, os calos costumam ser mais graves, até pelo fato da cicatrização demorar mais.

Além dos calos e calosidades, que são uma resposta do nosso organismo que tem como objetivo proteger a pele contra excessos de pressão e atritos, as verrugas também causam bastante preocupação.


calotrat

As verrugas são pequenos tumores da pele, que por mais que possam parecer inofensivos, ela é causada pelo vírus HPV, que pode se instalar em toda região do corpo, bastando uma porta de entrada através de micro-traumas da pele ou mucosa, podendo se desenvolver no olho, boca, faringe, uretra, ânus, reto e vias respiratórias.

Não tem idade para desenvolver verrugas, por isso assim como os calos, as verrugas precisam de tratamentos, que servem tanto para acelerar o processo do seu desaparecimento e também para evitar dores, pois dependendo da lesão, tanto as verrugas quanto os calos podem causar sérios incômodos.

O medicamento Calotrat é a solução mais indicada para a eliminação de verrugas e também de calos e calosidades.

Composição

Cada frasco de vidro do medicamento possui 5 mL. Cada mL do Calotrat contém 0,20 g de ácido salicílico, 0,15 mL de ácido láctico e 1,00 mL de colódio elástico q.s.p em sua composição.

Para que serve Calotrat

O Calotrat é um medicamento que serve para tratar lesões e aliviar as dores de calos e calosidades (espessamento das camadas da pele como resposta do nosso corpo a alguns estímulos externos, como o atrito e a hiper pressão local, que acontece para proteger as camadas mais internas da região onde se formam essas calosidades) e verrugas (pequeno caroço carnudo na pele ou na membrana mucosa causado pelo papilomavírus humano).

Calotrat Funciona?

O Calotrat é eficaz no processo de cicatrização de verrugas e calos, pois o seu principio ativo (ácido salicílico) age na pele impermeabilizando a lesão de forma prática e rápida. O paciente deve seguir a orientação do seu dermatologista, mas os resultados satisfatórios são rápidos.

Contraindicações

O medicamento é contraindicado em pacientes que tenham alergia (hipersensibilidade) ao ácido salicílico, ácido láctico e colódio elástico.

O uso do Calotrat não é recomendado para diabéticos e pacientes com doenças vasculares periféricas e inflamações cutânea. Caso seja sob prescrição médica, o paciente deverá utilizar o medicamento com cautela, onde surgindo qualquer tipo de reação adversa, o uso do mesmo deverá ser interrompido.

O Calotrat é contraindicado para crianças menores de 2 anos e gestantes.

Precauções

O medicamento não deve ser utilizado próximo aos olhos, além de ser evitado contato com as mucosas e a pele íntegra.

Em idosos, o uso do medicamento deve ser acompanhado pelo médico, pois há relatos de possíveis alterações na sensibilidade da pele.

Evite a inalação dos vapores do produto e o mantenha distante de fogo ou chama.

Não ingerir o medicamento, o mesmo é para uso externo.

Ao utilizar ao mesmo tempo o Calotrat com preparações antiacneicas que contenham resorcinol, enxofre, tretinoína, loções adstringentes, peróxido de benzoíla, cosméticos medicinais ou maquilagens podem causar um efeito dessecante, irritando a pele.

Em caso de superdosagem acidental do medicamento, o paciente deve interromper o tratamento e procurar orientação médica.

Como usar Calotrat

Como usar Calotrat na verruga

Só podem utilizar o medicamento crianças e adultos a partir de 2 anos. O uso do mesmo é externo, sendo assim é necessário enxaguar e secar bem a região da verruga. O ideal é que ao redor da lesão seja protegida com vaselina sólida.

O paciente deve usar 1 vez ao dia, espalhando uniformemente com o bastonete, quatro camadas finas do medicamento (mantendo cuidado para que o produto não escorra sobre a área da pele ao redor), esperando cada camada secar antes de voltar a aplicar (cerca de 2 a 5 minutos).

O procedimento deve continuar até a eliminação da verruga ou calo (seguir a recomendação médica é importante para a eficácia do tratamento).

É importante facilitar a remoção do medicamento imergindo a parte afetada em água morna. O paciente pode utilizar bandagens adesivas para proteger a área tratada.

Como usar Calotrat no olho de peixe

A verruga olho de peixe, também é conhecida como verruga plantar, se apresenta como um espessamento e elevação da pele dos pés, com uma região amarelada e um ou mais pontos negros centrais. O desconforto é muito grande para esses casos, onde o paciente deve seguir as mesmas recomendações listadas acima.

É importante evitar andar descalço, principalmente em locais públicos como piscinas, clubes, academias e vestiários. O tratamento do olho de peixe é mais longo. Por, isso a aplicação pode ser 2 vezes ao dia, geralmente o tratamento dura cerca de 30 dias.

Efeitos colaterias

Não existem sintomas de efeitos colaterais do medicamento. Caso apresente alguma reação, o paciente deve procurar o seu médico e interromper o seu uso.

Calotrat preço

O Calotrat não necessita de receita médica, porém é importante consultar o profissional antes de começar a utilizar o mesmo.

O Calotrat pode ser encontrado pela internet ou em farmácias de todo o país. O seu preço está entre R$ 15,85 a R$ 26,53. Faça uma pesquisa em sites de buscas, pois o mesmo pode variar dependendo da região.