Cloridrato de Hidroxizina – Bula, Para que Serve? Engorda? Qual o Preço?

As condições alérgicas podem causar um grande desconforto em quem as sente. No entanto, nem sempre é fácil lidar e tratar a mesma. Justamente por isso que existem medicamentos poderosos à disposição no mercado, como é o caso do Cloridrato de Hidroxizina.

Para que serve o Cloridrato de Hidroxizina

O Cloridrato de Hidroxizina nada mais é do que uma substância ativa que pode ser administrada sozinha ou estar presente na fórmula de outro medicamentos. Essa substância nada mais é do que um auxiliar para o tratamento de prurido decorrente de condições alérgicas, tais como urticária, dermatite de contato ou tópica, bem como de prurido causado por outros problemas de ordem sistêmica.

Como funciona Hidroxizina

O Cloridrato de Hidroxizina nada mais é do que uma droga anti-histamínica potente com ação antipruriginosa. Portanto, ele é indicado para o alívio de prurido que é causado por condições alérgicas da pele.

Como usar o Cloridrato de Hidroxizina

Atenção: a seringa dosadora é de 5 mL. 5mL correspondem a 10 mg de Cloridrato de Hidroxizina. Quanto a posologia, as doses recomendadas são as seguintes, de acordo com a idade do paciente:


  • Pacientes adultos: dose de 25 mg (12,5 mL) por via oral de 3 a 4 vezes por dia. A administração pode ser feita a cada 8 ou 6 horas.
  • Pacientes crianças: dose de 0,7 mg (0,35 mL) por quilo de peso corporal por via, 3 vezes pro dia, ou seja, a cada 8 horas.
  • Pacientes idosos: em pacientes idosos é preciso considerar a necessidade de diminuição das doses recomendadas. Sempre levando em consideração a possibilidade do aumento das reações adversas.

Siga sempre as orientações do médico no que diz respeito as doses, horários de administração e duração do tratamento. Não interrompa o uso sem que haja conhecimento medico.

Composição do HidroxizinaEmbalagem do medicamento Cloridrato de Hidroxizina

Cada mL da solução oral de Cloridrato de Hidroxizina contém:

Cloridrato de Hidroxizina ………. 2 mg

Veículo* q.s.p. ………. 1mL

* metilparabeno, propilparabeno, aroma de caramelo,  propilenoglicol, glicerol, carmelose sódica, hidróxido de sódio, sacarose e  água purificada.

Contraindicação do Hidroxizina

Cloridrato de Hidroxizina é um medicamento contraindicado para pacientes que apresentem reação de hipersensibilidade ao princípio ativo ou qualquer um dos componentes da sua fórmula.

Gravidez e lactação

O uso de Cloridrato de Hidroxizina é contraindicado para pacientes sob essa condição.

Sempre informe ao médico sobre a ocorrência de uma gestação no decorrer do período do tratamento e também depois do seu término. Informe também se estiver em período de amamentação.

Esse medicamento é categoria C de risco na gravidez.

Este medicamento é contraindicado para pacientes com menos de 6 meses de vida. O uso de anti-histamínicos não é recomendado para prematuros ou recém-nascidos. Isso porque essa população se mostra mais susceptível à possíveis reações adversas relativas ao SNC (Sistema Nervoso Central.

A solução oral de Cloridrato de Hidroxizina contém açúcar. Por isso, é contraindicado para pacientes portadores de diabetes.

Efeitos colaterais do Cloridrato de Hidroxizina

Assim como qualquer medicamento, o uso do Cloridrato de Hidroxizina pode levar à ocorrência de reações adversas. Veja quais são esses efeitos indesejáveis de acordo com a frequência com que ocorrem:

Reações adversas muito comuns (que ocorrem com mais de 10% dos pacientes que fazem uso deste medicamento):

  • Sedação
  • Sonolência
  • Secura na boca (xerostomia)

Normalmente essas reações são moderadas transitórias. Elas também podem desaparecer depois de alguns dias de tratamento.

Reações adversas incomuns (que ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes que fazem uso deste medicamento):

  • Náuseas
  • Vômito
  • Dor epigástrica
  • Constipação ou diarreia

Reações adversas raras (que ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que fazem uso deste medicamento):

  • Crises convulsivas
  • Agitação
  • Tremores

No caso de ocorrência de reações indesejáveis, informe imediatamente ao médico. Informe também à NOTIVISA (Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária ou então para a Vigilância Sanitária Estadual.

Superdosagem do Hidroxizina

Caso ocorra a ingestão de uma dosagem maior do que a indicada de Cloridrato de Hidroxizina, pode causar uma sonolência bastante acentuada. Nesse caso, será necessária a realização de um tratamento de suporte e sintomático.

No caso do uso de uma grande quantidade de Cloridrato de Hidroxizina, procure o socorro médico imediatamente, levando consigo a bula ou a embalagem do medicamento. Em caso de intoxicação, ligue para 0800 722 6001 e obtenha mais informações.

Precauções

Visto que pode causar sonolência, é recomendado que se evite dirigir veículos e operar máquinas perigosas, bem como equipamentos que necessitem atenção.

Caso ocorram reações como sonolência excessiva, tremores, secura bucal extrema ou erupções na pele, o médico deve ser imediatamente consultado.

É importante evitar o consumo de álcool no decorrer do tratamento com Cloridrato de Hidroxizina.

Sempre informe ao seu médico caso esteja fazendo uso de algum medicamento. Avise também se sofre crises epiléticas, doença de Parkinson, glaucoma ou disfunções hepáticas e renais.

Gravidez e lactação: Cloridrato de Hidroxizina é contraindicado durante a gestação. Avise o médico sobre a ocorrência de uma gravides ou se estiver amamentando. Esse medicamento não deve se utilizado por gravidas ou lactantes sem que haja orientação médica.

Diabéticos: Esse medicamento contém açúcar.

Nunca faça uso de um medicamento sem que haja orientação médica.

Interação Cloridrato de Hidroxizina com outros remédiosVidro de xarope sendo derramado em uma colher

A hidroxizina possui ação sedativa. Essa ação pode ser potencializada se administrada concomitantemente com agentes depressores do sistema nervoso central. Se enquadram nessa categoria os medicamentos para tratar depressão e ansiedade, entre outros distúrbios psiquiátricos.

Esse efeito também pode ser potencializado com o uso de analgésicos não narcóticos, narcóticos e barbitúricos.

Dessa forma, se houver recomendação de uso do Cloridrato de Hidroxizina com depressores do SNC, é preciso reconsiderar as dosagens.

Armazenamento

A solução oral é límpida, incolor e com consistência levemente viscosa. O odor e sabor são característicos de caramelo.

Antes de usar, sempre observe a aparência do medicamento. Caso esteja no prazo de validade mas apresente mudanças em seu aspecto, você deve consultar o farmacêutico antes do uso.

O medicamento deve ser mantido fechado, em temperatura ambiente e ao abrigo de luz e umidade.

O seu prazo de validade é de 24 meses a contar da data de fabricação, que pode ser encontrada na embalagem, juntamente com lote e data de fabricação.

Este, ou qualquer outro medicamento, não deve nunca ser utilizado fora do prazo de validade. Armazene-o sempre em sua embalagem original.

Cloridrato de Hidroxizina Preço

Para comprar esse medicamento é necessária a apresentação e receita branca comum. Seu preço pode variar de acordo com a região na qual você se encontra, o local escolhido para a compra e o laboratório que produz o medicamento.

No entanto, na internet, um frasco com 120 mL da soluç.ao oral de Cloridrato de Hidroxizina 2mg pode ser encontrado por valores entre R$ 6,75 e R$ 17,21.

Cloridrato de Hidroxizina Genérico

Cloridrato de Hidroxizina já é o nome do princípio ativo da substância. Ele pode ser encontrado produzido por diversos laboratórios sem nome comercial.

Pergunta dos leitores

Cloridrato de Hidroxizina serve para tosse?

Sim, Cloridrato de Hidroxizina pode ser utilizado para o tratamento da tosse, desde que a mesma seja de fundo alérgico.

Cloridrato de Hidroxizina serve para rinite?

Sim, visto que a rinite é uma reação alérgica, o Cloridrato de Hidroxizina pode ser utilizada para aliviar os sintomas da mesma.

Hidroxizina da sono?

Sim, uma das reações adversas decorrentes do uso desse medicamento é a sonolência. Por isso, deve-se evitar dirigir e operar máquinas pesadas.

Cloridrato de Hidroxizina engorda?

Não existem qualquer referência de que o uso do Cloridrato de Hidroxizina leve ao aumento de peso.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o Cloridrato de Hidroxizina, como ele funciona, para que serve, suas indicações, modo de usar, reações adversas e contraindicações. Aproveite essas informações!