Crevagin é indicado para Candidíase? É bom mesmo? Como aplicar?

Crevagin trata-se de um creme ginecológico para uso adulto e via intravaginal. É fabricado pelo Laboratório Eurofarma.

Tem apresentação em creme, com embalagem contendo uma bisnaga com 40 g do medicamento e 7 aplicadores descartáveis.

Para que serve o Crevagin

Crevagin é um creme ginecológico vaginal, que está recomendado para tratar manifestações de  vulvovaginites (infecções na vulva e na vagina e na região externa dos genitais femininos). Combate os microrganismos sensíveis aos ingredientes de sua formulação.

Como funciona o Crevagin

O medicamento tem ação antimicrobiana, que combate microrganismos, protozoários e bactérias. Também é um antifúngico, que trata problemas vulvovaginais ocasionado pela ação de fungos.


A ação do nitrato de miconazol presente em Crevagin tem seu picos de níveis sistêmicos após 16 a 18 horas da aplicação intravaginal do medicamento. Já o tinidazol tem a sua ação em um espaço de tempo de 7 ou 8 horas – após a administração do medicamento via intravaginal.

Como usar o Crevagin

como usar crevagin

Crevagin se trata de um medicamento para uso tópico intravaginal. Para fazer a aplicação correta do medicamento, abra a bisnaga e encha um dos aplicadores descartáveis com o creme.

Mantenha-se em uma posição deitada, com as pernas entreabertas e joelhos semi-flexionados. Introduza o aplicador descartável com creme no canal vaginal, delicadamente, para não se machucar. Leve o aplicador até a maior profundidade que conseguir do canal vaginal.

Com uma das mãos empurre o embolo formado pelo creme dentro do aplicador no canal vaginal. Retire o aplicador do canal vaginal com cuidado e descarte-o.

Evite se movimentar após a aplicação do Crevagin. Assim, recomenda-se a aplicação da medicação momentos antes de dormir.

Importante: o procedimento deve ser realizado com as mãos previamente higienizadas, de preferência com água e sabão, para evitar que agentes se alojem no material do aplicador descartável. Lave as mãos também após o procedimento.

Composição

Cada 1 g de Crevagin contém: Tinidazol (30 mg) e Nitrato de Miconazol (20 mg).

Excipientes: ácido esteárico, palmitato de isopropila, metilparabeno, propilparabeno, simeticona, essência (Chemoderm 840), Polawax (álcool cetoestearílico + polissorbato 60) e água purificada.

Contraindicação

Crevagin possui algumas contraindicações. Entre as principais delas podemos mencionar:

  • O medicamento não deve ser usado por pessoas com histórico de hipersensibilidade (alergia) ao nitrato de miconazol ou a  ao tinidazol, além de qualquer um dos componentes da fórmula de Crevagin
  • Não há testes realizados e controlados do uso de Crevagin por crianças, porém, sua utilização está contraindicada por esses pacientes
  • Crevagin é uma medicação que está contraindicada para pessoas do sexo masculino
  • A medicação é contraindicada para pacientes com menos de 12 anos de idade

Efeitos colaterais do Crevagin

Embora bem tolerado pela grande maioria dos pacientes, o uso de Crevagin pode apresentar alguns efeitos colaterais indesejáveis.

Entre os efeitos adversos mais comumente relatados com o uso da medicação estão: sensação de queimação local, sensação de irritação local ou hipersensibilidade. Em todos esses casos, interrompa o uso do medicamento e entre em contato com o seu médico.

Vale ressaltar também que o Nitrato de Miconazol  chegou a produzir o desenvolvimento de tumores em animais. Não há a mesma incidência em humanos, mas a possibilidade deve ser levada em consideração.

Além disso, não se deve fazer uso do Crevagin de forma concomitante com bebidas alcoólicas. Recomenda-se aguardar até 3 dias após do final do tratamento com o medicamento para ingerir álcool.

Não deixe de informar ao seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável durante o uso do Crevagin. O médico deverá avaliar se os sintomas provém realmente da medicação. Também avaliará os riscos x benefícios de prosseguir com o tratamento com o Crevagin.

Características farmacológicas

A substância tinidazol é derivada do 5-nitroimidazólico e apresenta excelente ação antimicrobiana. É totalmente indicada para tratar infecções ocasionadas por  protozoários suscetíveis e infecções do tipo anaeróbicas.

Já o nitrato de miconazol é um ótimo medicamento fungistático, pertencendo ao grupo dos azol-derivados. Bastam pequenas quantidades absorvidas pela vagina para que ele exerça suas funções antifúngicas.

Resultados de eficácia de Crevagin

O nitrato de miconazol se trata de um medicamento de 1 ª escolha para o tratamento de doenças como a candidíase vulvovaginal. Estudos com a utilização do creme de  nitrato de miconazol (a 2%), por mulheres com a doença se demonstrou eficaz com um tratamento durante 7 dias. Mais de 70% dos casos demonstraram cura.

Outro estudo, realizado com 24 pacientes com tricomoníase vaginal considerada refratárias a tratamentos anteriores com metronidazol, apontou taxa de cura de 92%, ao serem tratadas com a combinação de nitrato de miconazol e tinidazol.

Superdosagem

Casos de Superdosagem com Crevagin são raros, porém podem ocorrer. No caso do paciente usar quantidades do produto muito maiores do que as indicadas, recomenda-se procurar um serviço de atendimento médico de emergência. Medidas de suporte podem ser adotadas.

Para mais informações sobre a Superdosagem com Crevagin, entre em contato pelo número de telefone 0800 722 6001 (a ligação é gratuita para qualquer região do país)

Precauções

Crevagin

Crevagin se trata de um medicamento bem tolerado pelas pacientes em geral. Porém, sua utilização – como acontece com qualquer outro tipo de medicamento – requer que sejam avaliadas algumas precauções pelo médico responsável. Entre as principais precauções para o uso de Crevagin podemos citar:

  • O uso de Crevagin deve ser imediatamente interrompido em casos de hipersensibilidade ou irritações locais
  • Não usar Crevagin juntamente com a ingestão de bebidas alcoólicas. O uso concomitante pode levar a sintomas desagradáveis, como: vermelhidão na pele (rubor), cólicas abdominais e uterinas, enjoos e náuseas, Aguarde um período de pelo menos 72 horas do fim do tratamento com Crevagin para ingerir bebidas alcoólicas
  • Crevagin não deve ser usado por mulheres grávidas, sem o conhecimento e a indicação de um médico
  • Não foram relatados baixa nas habilidades de guiar veículos ou operar máquinas com o uso de Crevagin
  • Informe ao seu médico sobre qualquer outro medicamento que esteja tomando, caso Crevagin seja prescrito para você
  • Vale ressaltar que o tinidazol é excretado no leite materno. Assim, a administração de Crevagin deve ser evitada por mulheres em fase de amamentação. Só utilize o medicamento, se estiver amamentando, com a autorização de seu médico

Interação do Crevagin com outros remédios

O uso de Crevagin pode interagir com outros remédios. Costumam causar interações o uso concomitante da medicação com bebidas alcoólicas  ou outras formulação que contenham álcool.

Armazenamento

Crevagin deve ser sempre fechado adequadamente após cada uso. O medicamento deve ser mantido em sua embalagem original.

Além disso, mantenha a medicação longe da umidade e da incidência de iluminação direta – para os componentes da sua fórmula não sofrerem qualquer possível alteração.

Crevagin ainda deve ser mantido em locais com temperaturas ambientes – o que equivale entre 15 º C a 30 º C.

Atenção à data de validade. Medicamentos vencidos devem ser descartados e substituídos por um novo.

Crevagin Preço

Crevagin Genérico
Crevagin Genérico

Crevagin com bisnaga contendo 40 g do medicamento e mais 7 aplicadores descartáveis custa em torno de R$ 28,00. Tal valor pode apresentar variação de acordo com a farmácia, estabelecimento ou drogaria que comercializam o produto.

Não são necessárias a apresentação e a retenção da receita médica para adquirir o Crevagin creme vaginal. Porém, o medicamento só deve ser usado com autorização e indicação médica. Lembre-se de que a automedicação não é recomendada, pois pode colocar a sua saúde em risco, além de poder não tratar a doença.

Crevagin Genérico

Exitem versões genéricas no mercado de Crevagin. Esses medicamentos são comercializados com o nome das substâncias ativas da medicação, que, no caso, são: o Tinidazol e o Nitrato de miconazol.

Alguns dos laboratórios que comercializam o Crevagin versão genérica são o Geolab, o Neo Química, entre outros.

Pergunta dos leitores

Crevagin é indicado para Candidíase?

Sim, Crevagin está indicado para tratar e curar a Candidíase, que é ocasionada pelo fungo Candida.

Crevagin é um antibiótico?

Não, Crevagin possui propriedades antimicóticas, anti-inflamatórias e antifúngicas. A medicação não tem efeito contra doenças que exijam a administração de cremes vaginais contendo agentes antibióticos.

Crevagin é bom mesmo?

Sim, Crevagin é um medicamento extremamente eficaz no tratamento para vulvovaginites (infecções na vulva e na vagina e na região externa dos genitais femininos). Além disso, combate microrganismos sensíveis aos ingredientes de sua formulação.