Damater Bula (Vitamina) – Para Que Serve? Como Funciona? Preço!

Damater é um suplemento alimentar, de uso oral e indicado para adultos. É fabricado pelo Laboratório Organon.

Sua apresentação é em cápsulas gelatinosas moles, com embalagem contendo 30 cápsulas gelatinosas.


Para que serve o Damater

Damater é um suplemento recomendado para suprir as necessidades nutricionais de minerais e vitaminas durante a fase periconcepcional (período que antecede a gravidez) e durante a gestação e a fase de amamentação.

Durante o período periconcepcional e começo da gravidez, o suplemento – rico em ácido fólico – possibilita a prevenção de problemas na formação do tubo neural do feto.

Como funciona o Damater

Assim que a gestação se inicia, existe, geralmente, uma condição nutricional inadequada no organismo da mulher. Isso deve ser corrigido para que a gestação siga de forma saudável. Caso não se faça uma suplementação, a falta de nutrientes pode se agravar com o processo de desenvolvimento do feto, que demanda mais micronutrientes do corpo da mulher.

Damater proporciona todos os nutrientes, vitaminas e minerais que estejam deficientes no organismo da  mulher. Assim, a gestação prossegue de forma segura.

A gestação e a fase de lactação são períodos que geram uma grande atividade fisiológica, aumentando as necessidades nutricionais diárias da gestante e lactente. Ele contém, além de outros nutrientes, o  ácido fólico, que é fundamental durante o período pré-gestacional (3 meses antes da gestação) e durante o período dos três primeiros meses da gravidez.

Damater evita que ocorram malformações fetais por meio de problemas no tubo neural. Sua administração permite uma gravidez saudável e o desenvolvimento adequado do feto.

mulher gravida

Como usar o Damater

A posologia de Damater é de 1 cápsula ao dia. O suplemento pode ser ingerido com ou seu alimentos, com um pouco de água para facilitar a sua ingestão. Ou, então, deve ser ingerido conforme a orientação do médico.

As cápsulas não devem ser abertas, partidas ou mastigadas. Devem ser ingeridas inteiras.

Não deixe de seguir sempre as orientações de seu médico. Respeite os horários, a duração do tratamento e as doses indicadas pelo seu médico. Também não interrompa o uso do suplemento sem a ciência de seu médico.

Composição

Cada cápsula contém:

  • Ácido fólico – 2 mg
  • Vitamina A (betacaroteno) – 2700 UI
  • Vitamina E (acetato de racealfatocoferol) – 30 mg
  • Vitamina D (colecalciferol) – 400 UI
  • Vitamina B1 (nitrato de tiamina) – 3 mg
  • Vitamina C (ácido ascórbico) – 70 mg
  • Vitamina B6 (cloridrato de piridoxina) – 2,2 mg
  • Vitamina B2 (riboflavina) – 2 mg
  • Vitamina B12 (cianocobalamina) – 3 mcg
  • Zinco (óxido de zinco) – 15 mg
  • Ferro (fumarato ferroso)- 30 mg
  • Outros componentes: cálcio (carbonato de cálcio).

Excipientes: Softisan 378 (mistura de glicerídeos de ácidos graxos saturados), óleo de soja, simeticona, lecitina de soja, água purificada, gelatina, sorbitol, metilparabeno, glicerol,  corante amarelo crepúsculo FD&C n°6, propilparabeno, corante azul brilhante FD&C n°1, corante vermelho Ponceau FD&C n°4R e dióxido de titânio.

Contraindicação

Dameter está contraindicado para pessoas com histórico de alergia ou sensibilidade a qualquer um dos componentes de sua fórmula. Porém, esses casos têm demonstrado incidência bastante rara.

Comunique seu médico sobre alergias ou sensibilidade em relação a qualquer um dos componentes da formulação de Damater.

Efeitos colaterais do Damater

Ele é, geralmente, bem tolerado. Porém, em alguns casos raros podem ocorrer efeitos colaterais indesejáveis, como obstipação intestinal (prisão de ventre).

Casa ocorra outros efeitos adversos comunique o seu médico e, se possível, faça uma notificação no Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária( NOTIVISA), através do link: www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm. Ou informe diretamente a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Superdosagem

A Superdosagem , intencional ou acidental, de Damater pode incidir em diversos efeitos colaterais indesejados, devido aos diferentes ingredientes contidos na fórmula de Damater.

A Superdosagem do suplemento pode causar, por exemplo: alterações na cor da urina, distúrbios gastrintestinais, elevação dos níveis de fosfatase alcalina, sinais de toxidade no fígado, aumento da glicose e do ácido úrico, além de alterações neurológicas (como irritabilidade, sonolência, hipotonia e distúrbios de comportamento).

Já a ingestão excessiva da  vitamina D pode ocasionar hipercalcemia e seus  sintomas de superdosagem podem ser: prostração, anorexia, vômitos, enjoos, náuseas, diarreia, sede excessiva, tontura, dores de cabeça e vertigens.

Doses ingeridas de maneira excessiva de carbonato de cálcio podem ocasionar hipercalcemia e hipersecreção gástrica.

A ingestão em excesso de ácido fólico ou do ácido ascórbico pode ocasionar distúrbios gastrointestinais diversos como a diarreia.

Outros efeitos da Superdosagem de Damater

Damater caixa

A ocorrência de doses em excesso de ácido ascórbico podem resultar em casos de hiperoxalúria, além de ocasionar hemólise em pessoas que sofrem de deficiência de desidrogenase daglicose-6-fosfato. Também pode alterar resultados de exames laboratoriais, que envolvem reações de redução e de oxidação.

A ingestão em excesso de riboflavina costuma interferir na coloração da urina, além de interferir também no resultado de determinados exames laboratoriais. O uso prolongado e excessivo da piridoxina pode ocasionar neuropatia periférica.

A ingestão em excesso de vitamina A pode resultar em danos no desenvolvimento adequado do feto.

Doses grandes de vitamina E costumam resultar em dores no abdômen, diarreia e outros problemas de ordem gastrintestinal. Além disso, pode causar fadiga e fraqueza. Ainda foi relatado que ingerir excessivamente a vitamina E  pode causar a elevação da tendência de sangramentos em pessoas com falta de vitamina K, assim como aqueles pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes orais.

A conduta nos casos de Superdosagem de Damater requer avaliação imediata do paciente por um profissional médico. Isso para a avaliação dos diversos sinais possíveis de intoxicação pelo consumo excessivo dos componentes da fórmula de Damater.  Também devem ser adotadas medidas de suporte e terapêuticas medicamentosas gerais ou específicas – indicadas para cada situação particular que o paciente apresente. Faz-se necessário o combate de cada uma das alterações avaliadas, para evitar a possível incidência de sequelas, em razão da Superdosagem do suplemento.

Mais informações sobre a Superdosagem de Damater podem ser obtidas pelo número de telefone 0800 722 6001. A ligação é gratuita para todas as localidades do país.

Precauções

O uso de Damater requer a observação do médico responsável pelo paciente de algumas precauções.

Damater não está indicado, por exemplo, para o tratamento da anemia perniciosa. O suplemento também não deve ser utilizado por pessoas portadoras de insuficiência renal, por portadores de hipervitaminose A e/ou D, por  hemossiderose (absorção em excesso do ferro), por hipercalciúria (excesso da presença de cálcio na urina) e por hipercalcemia (índices altos de cálcio no sangue).

O uso de Damater não é recomendado para crianças e pessoas idosas. O médico deve avaliar os riscos x benefícios do uso do suplemento nesses casos citados.

O suplemento é indicado apenas para o uso por mulheres que estejam em idade potencial de gravidez – durante a fase pré-concepcional e durante a fase de gestação e de lactação.

O uso de ácido fólico durante o tratamento da anemia megaloblástica pode ocasionar uma recuperação hematológica. Porém, o uso de Damater, nesse caso, pode mascarar a deficiência contínua das quantidades da  vitamina B12, ocasionando o desenvolvimento ou uma progressão de lesões neurológicas.

Interação com outros remédios

Damater caixa

A administração de Damater pode interagir com outros medicamentos. A seguir, confira as interações de Damater com outros remédios:

  • O uso Damater não deve ser feito em conjunto com medicações formuladas à base de levodopa, ácido acetilsalicílico, carbamazepina, cimetidina, antiácidos e tetraciclina.
  • Em casos que a administração de Damater seja realmente necessária de forma concomitante com medicações à base de  tetraciclina, recomenda-se respeitar um intervalo de cerca de 2 horas entre a tomada dessas medicações. Isso porque o ferro contido em Damater pode interferir na absorção adequada das medicações à base de tetraciclina.

Damater Preço

O preço do frasco com 30 cápsulas gelatinosas custa cerca de De R$ 49,00. Esse valor pode apresentar variação de acordo com a farmácia ou a drogaria que comercializam o suplemento.

Para adquirir ele não são necessárias a apresentação e a retenção da receita médica. Porém, o uso do suplemento é  totalmente contraindicado sem a autorização médica, pois pode colocar a sua saúde em risco, causando efeitos colaterais, em alguns casos, irreversíveis.

Damater Genérico

Não há, até o momento, versões genéricas de Damater. O que pode ser encontrado no mercado são suplementos com a formulação e a indicação semelhantes as de Damater.

Pergunta dos leitores

Damater ou Natele, qual usar?

Os dois suplementos são indicados para mulheres em períodos antes da gestação, durante a gestação e durante a lactação. Porém, apresenta mais nutrientes do que o Natele. A escolha do suplemento a ser usado, porém, fica a critério da indicação do médico responsável pela paciente.

Damater ou Materna, qual o melhor?

Os dois suplementos possuem fórmulas e indicações semelhantes. A opção do uso de Damater ou de Materna fica a critério da indicação do médico responsável.

Qual o laboratório de Damater?

Damater é produzido pelo Laboratório Organon.

Damater é indicado durante a amamentação?

Sim, Damater está indicado para mulheres em fase de amamentação. Porém, o suplemento só deve ser usado com autorização do médico responsável – caso contrário, o uso inadequado pode causar efeitos indesejáveis e perigosos à lactente e ao bebê.