Dimeticona Bula: Para Que Serve? Como Funciona? Precauções e Preço!

A dimeticona é uma substância amplamente utilizada por adultos e crianças no alívio da flatulência. O fato é que só quem sente sabe como pode ser desconfortável estar com esse problema.

A sorte é que existem produtos como esse, que ajudam a promover o alivio dos sintomas. Então, para saber um pouco mais sobre a dimeticona, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ela. Vamos lá?!

Para que serve o Dimeticona (indicações)

Dimeticona é uma substância que serve para eliminar o excesso de gases do aparelho digestivo. Vale lembrar que esse acúmulo de gases que ocorre no intestino e estômago se chama flatulência. Isso pode causar desconforto, sensação de estufamento, cólicas ou dor abdominal.

Por sua vez, a eliminação desses gases ajuda no alívio aos sintomas.


O medicamento ainda pode ser utilizada como uma medicação auxiliar na realização de exames médicos, tais como endoscopia digestiva bem como no preparo de pacientes na radiografia abdominal.

Como funciona o Dimeticona

A dimeticona é uma substância que atua de forma local no estômago e também no intestino. Ela age diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos. Isso rompe as bolhas de ar que estão retendo os gases e que provocam dores e a flatulência.

Dessa forma, os gases são eliminados de forma mais fácil, diminuindo esse desconforto que eles causam.

homem com as mãos na barriga

Como tomar o Dimeticona (posologia)

Esta é uma substância que possui apresentação em gotas e também em comprimidos. De acordo com a sua apresentação é a posologia e forma de administração, veja a seguir.

Dimeticona comprimido

No caso da dimeticona em comprimidos, basta tomar 1 comprimido, cerca de 3 vezes ao dia, preferencialmente junto das refeições.

Dimeticona gotas

No caso das gotas, como também serve para crianças, a posologia varia de acordo com a idade do paciente.

  • Crianças e lactantes: a posologia recomenda a administração de 4 a 6 gotas, por 3 vezes ao dia.
  • Mais de 12 anos de idade: a posologia recomenda a administração de 6 a 12 gotas de dimeticoma por 3 vezes ao dia.
  • Mais de 12 anos de idade e adultos: a posologia recomenda a administração de 16 gotas, por 3 vezes ao dia.

Composição

Embora a apresentação em comprimido e gotas possuam a mesma substância ativa, elas possuem fórmulas diferentes, tais como será descrito à seguir:

Comprimidos

Cada comprimido contém:

DImeticona ………. 40 mg

Excipiente q.s.p. ………. 1 comprimido

Excipientes: celulose microcristalina, álcool etílico, amido, carbonato de cálcio, lactose monoidratada, corante amarelo FDC nº 5 laca de alumínio, dióxido de silício, estearato de magnésio, fosfato de cálcio dibásico diidratado, manitol, povidona, talco

gotas

Cada mL* da emulsão oral  contém:

Dimeticona ………. 75** mg

Excipientes q.s.p. ………. 1 mL

Excipientes: glicerol, sorbitol, povidona, sacarina sódica diidratada, ciclamato de sódio, benzoato de sódio, metilparabeno, propilparabeno, ácido cítrico, citrato de sódio diidratado, goma xantana, aroma de laranja, corante amarelo FD&C nº 5, corante amarelo FD&C nº 6, água

* Cada mL corresponde a 30 gotas da emulsão oral

** Equivale a 250 mg de emulsão de simeticona a 30%

Contraindicação

A dimeticona é uma substância contraindicada para pacientes que apresentem reação de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da sua formulação.

Além disso, quando houver suspeita de obstrução ou perfuração intestinal, essa substância também não deve ser utilizada.

Não existem contraindicações no que diz respeito à faixa etária do paciente.

Efeitos colaterais do Dimeticona

A dimeticona e uma substância de ação local, não sendo absorvida pelo organismo. Dessa forma como atua somente no aparelho digestivo, ela é completamente eliminada através das fezes, sem sofrer qualquer alteração.

Por isso é que é bastante raro que o uso desse medicamento leve à ocorrência de quaisquer reações indesejáveis no organismo humano.

Mesmo assim, caso ocorra palpitação, um quadro leve de diarreia ou quaisquer outras reações indesejáveis, procure o médico.

Superdosagem

Não é esperado que ocorram sintomas decorrentes do uso excessivo ou exagerado de dimeticona. Isso porque a substância não é absorvida pelo organismo.

No entanto, caso ocorra o uso de uma grande quantidade do medicamento, a recomendação é procurar imediatamente um médico, levando consigo a bula ou a embalagem do medicamento.

Precauções

caixa do Dimeticona

Primeiramente, não se deve exceder a dosagem recomendada. Caso o produto não esteja proporcionando os resultados desejados, procure um médico.

Dimeticona possui o corante amarelo de tartrazina . Isso pode levar a ocorrência de pacientes que apresentação reação de hipersensibilidade, considerando asma brônquica. Vale especialmente para pacientes alérgicos ao acido acetilsalicílico.

Caso haja gravides ou amamentação, é importante informar ao médico antes de fazer uso desse medicamento.

Mais do que isso, deve-se evitar ingerir medicamentos como refrigerantes ou alimentos que possam levar à elevação de gases no aparelho digestivo.

Dimeticona Preço

Para comprar esse produto não é necessária a apresentação de receita médica. O seu preço pode variar de acordo com a região na qual você se encontra e o local escolhido para a compra, entre outros fatores.

No entanto, na internet, o frasco com 10 ml de emulsão oral, pode ser encontrado por valores entre R$ 7,45 e R$ 9.78.

Dimeticona Genérico

Dimeticona já é o nome do princípio ativo do produto, ou seja, não é o nome comercial. Sendo assim, basta procurar o farmacêutico e solicitar pela sua dimeticona que ele oferecerá as opções disponíveis.

Pergunta dos leitores

Dimeticona ou Simeticona, qual usar?

A dimeticona nada mais é do que um silicone fluido. Ele possui propriedades antiespumantes, servindo como uma barreira tópica na proteção.

A simeticona, por sua vez, nada mais é do que a forma ativada da simeticona,. Ela contem dióxido de silicone finamente desenvolvido. Ele atua diminuindo as bolhas dos gases presentes no trato digestivo, facilitando que sejam eliminados.

Dessa forma, simeticona possuem ações diferentes e aplicações diferentes.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a dimeticona, como funciona, para que serve, como usar e tudo mais que precisava saber. Aproveite!