Maleato de Dexclorfeniramina – Para que serve? Como usar? Efeitos Colaterais

As reações alérgicas podem causar um grande desconforto em diversos sistemas do corpo, trazendo sérios problemas para quem vive com ela e é justamente por isso que existe o Maleato De Dexclorfeniramina em diversas apresentações. Então, se você quer saber mais sobre esse produto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber.

Para que serve o Maleato de Dexclorfeniramina

O Maleato de dexclorfeniramina  possui diferentes apresentações mas de uma forma geral todas elas servem para a mesma finalidade, que é o alívio de coceiras, rinite alérgica, prurido, picada de inseto, dermatite atópica, conjuntivite alérgica e eczema alérgico.

Como funciona o Maleato de Dexclorfeniramina

Esse medicamento pertence a classe dos anti-histamínicos (antialérgico) e por isso atua ajudando a reduzir os sintomas das alergias através do bloqueio da produção de histaminas, que são produzidas pelo organismo.

O seu efeito máximo e alcançado 6 horas após a sua administração e pode durar de 4 a 25 horas. Sua excreção ocorre via renal.


Composição do Maleato de Dexclorfeniramina

Solução oral (xarope)

Cada mL da solução oral de  Maleato de Dexclorfeniramina contém:

maleato de dexclorfeniramina ……… 2 mg
veículo q.s.p. ………….. 5 mL
(aroma de laranja, aroma de menta, citrato de sódio di-hidratado, cloreto de sódio, corante amarelo crepúsculo, corante vermelho ponceau 4R, metilparabeno, propilenoglicol, propilparabeno, sacarose, sorbitol, água deionizada).

Creme dermatológico

Cada grama do creme dermatológico de  Maleato de Dexclorfeniramina contém:

maleato de dexclorfeniramina ………… 10,0 mg excipiente* q.s.p. ………… 1,0 g

*cera auto emulsionante não iônica, petrolato líquido, sorbitol, glicerol, metilparabeno, propilparabeno, essência lavanda, água purificada

Comprimidos

Cada comprimidos de  Maleato de Dexclorfeniramina contém:

Maleato de dexclorfeniramina ………. 2 mg

Excipientes ………. comprimido

(Excipientes: lactose, amido, corante amarelo crepúsculo 6, corante vermelho ponceaux, estearato de magnésio, gelatina e água purificada).

Solução oral

Bula do Maleato de Dexclorfeniramina

Cada 5 mL da solução oral de  Maleato de Dexclorfeniramina contém:

maleato de dexclorfeniramina ………  2mg Veículos q.s.p. …. 5mL

Excipiente: (álcool etílico, aroma de morango, corante vermelho Bordeaux, metilparabeno, propilparabeno, sacarina sódica, sorbitol, sacarose refinada e água.)

 

Como usar o Maleato de Dexclorfeniramina (posologia)

Maleato de Dexclorfeniramina comprimido

É importante ressaltar que o uso desse medicamento sempre ser feito sob a orientação de um médico. Porém, a dose inicial recomendada pela posologia é a seguinte:

  • Crianças entre 6 e 12 anos: 1/2 comprimido por 3 vezes ao dia
  • Adultos e crianças com mais de 12 anos de idade: 1 comprimido de 3 a 4 vezes por dia.

Pode haver variação na dose de acordo com o problema (doença) e está sendo tratado.

Maleato de Dexclorfeniramina creme

O creme dermatológico é de uso simples e basta aplicar o produto sobre a área afetada por duas vezes ao dia.

Maleato de Dexclorfeniramina xarope

Assim como no uso do comprimido, a posologia do xarope também varia de acordo com a idade do paciente. Sendo assim:

  • Crianças entre 2 e 6 anos de idade: 1,25 mL por 3 vezes ao dia. A dosagem máxima não deve ultrapassar as 3 mg.
  • Crianças entre 6 e 12 anos: 2,5 mL, por 3 vezes ao dia. A dosagem máxima não deve ultrapassar as 6 mg.
  • Adultos e crianças com mais de 12 anos de idade: 5 mL, por 3 a 4 vezes ao dia. A dosagem máxima não deve ultrapassar as 12 mg (15 mL)

Atenção diabéticos, esse medicamento contém açúcar e por isso deve ser utilizado com cautela.

Maleato de Dexclorfeniramina gotas

Essa solução oral em gotas é de uso oral e a posologia recomenda a seguinte dose inicial de acordo com a idade do paciente.

  • Crianças entre 2 e 6 anos de idade: 15 gotas ou 1 gota para cada 2 kg de peso corporal, por 3 vezes ao dia. A dosagem máxima não deve ultrapassar as 3 mg (aproximadamente 30 gotas / dia)
  • Crianças entre 6 e 12 anos: 10 gotas ou 1 gota para cada 2 kg de peso corporal, por 3 vezes ao dia. A dosagem máxima não deve ultrapassar as 6 mg (aproximadamente 30 gotas / dia)
  • Adultos e crianças com mais de 12 anos de idade: 20 gotas por 3 vezes ao dia. A dosagem máxima não deve ultrapassar as 12 mg (aproximadamente 120 gotas / dia)

Contraindicação do Maleato de Dexclorfeniramina

O Maleato de Dexclorfeniramina é contraindicado para pacientes que apresentem reação de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes de sua fórmula ou alergia conhecida a outros anti-histamínicos que tenham estrutura química similar.

Tal como os demais medicamentos da sua classe, o Maleato de Dexclorfeniramina não deve ser utilizado em bebês prematuros ou recém-natos, bem como naqueles pacientes que estejam fazendo uso de inibidores de MAO (monoaminoxidase).

Além disso, nenhuma de suas apresentações é indicada para crianças com menos de 2 anos de idade.

No entanto, o comprimido é contraindicado para crianças com menos de 6 anos de idade.

Precauções

Todo e qualquer medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Os medicamentos antialérgicos possuem um efeito aditivo com o álcool, bem como com outros depressores do Sistema Nervoso Central, tais como hipnóticos, sedativos e tranquilizantes.

Uso em pacientes idosos

Em pacientes que possuam mais de 60 anos de idade, o uso desse medicamento pode causar mais vertigem, sonolência, tontura e pressão baixa.

Uso em pacientes pediátricos (crianças)

Em crianças o uso de antialérgicos pode causar excitação.

Uso durante amamentação e gravidez

Ainda não está comprovada a eficiência desse medicamento no decorrer da gravidez. É possível utilizar o maleato de dexclorfeniramina durante os primeiros 2 trimestres da gestação, mas somente se o uso for extremamente necessário e feito sob acompanhamento médico.

Já durante o terceiro trimestre de gestação o uso desse medicamento é contraindicado, visto que os recém-nascidos e bebês prematuros poderão apresentar reações graves aos antialérgicos.

Não existem comprovação de que essa substância é excretada pelo leite materno, logo, é importante que haja precaução na administração desse medicamento em lactantes.

Sendo assim, o maleato de dexclorfeniramina não é indicado para mulheres grávidas a menos que haja orientação de um médico ou cirurgião-dentista.

Visto que pode causar sonolência, o paciente não deve operar máquinas ou dirigir veículos durante o uso do Maleato De Dexclorfeniramina.

Efeitos colaterais do Maleato de Dexclorfeniramina

Os efeitos colaterais mais comuns decorrentes do uso de  são sonolência, cefaleia, redução da pressão arterial, alterações nos batimentos cardíacos.

A sonolência e a reação adversa mais comum no uso de anti-histamínicos. Veja os demais efeitos indesejáveis decorrentes do uso de maleato de dexclorfeniramina.

Reações adversas comuns (acontecem com 1% a 10% dos pacientes que fazem uso de maleato de dexclorfeniramina): Sonolência moderada ou leve no decorrer do uso.

Reações adversas raras (acontecem com 0,01% a 0,1% dos pacientes que fazem uso de maleato de dexclorfeniramina):

  • Distúrbios cardiovasculares: cefaleia (dor de cabeça), hipotensão artéria (pressão baixa), taquicardia;
  • Distúrbios gerais: prurido, urticária, sensibilidade cutânea na exposição solar, fraqueza, calafrios, choque anafilático;
  • Distúrbios gastrintestinais: desconforto gástrico, azia, náusea, obstipação;
  • Distúrbios geniturinários: alteração no ciclo menstrual, disúria, poliúria;
  • Distúrbios hematológicos: anemia hipoplásica, anemia hemolítica, agranuloscitose, trombocitopenia.
  • Distúrbios neurológicos: nervosismo e visão borrada;
  • Distúrbios respiratórios: compressão do tórax, espessamento das secreções brônquicas, dificuldade de respirar e desconforto nasal.

Sempre comunique ao médico sobre o aparecimento de reações adversas decorrentes do uso de maleato de dexclorfeniramina.

Pomada Maleato de Dexclorfeniramina

Maleato de Dexclorfeniramina serve para tosse?

Se a tosse for de origem alérgica, sim, o maleato de dexclorfeniramina é bastante eficaz. No entanto em outros tipos de tosse, como a com secreção, esse não é o medicamento mais indicado.

Superdosagem do Maleato de Dexclorfeniramina

Caso ocorra uma superdosagem é preciso iniciar imediatamente um tratamento de emergência.

No homem, estima-se que a dose letal de maleato de dexclorfeniramina é de 2,5 a 5,0 mg por quilo.

Os sinais e sintomas de uma superdose variam podendo ser a depressão do SNC, tal como sedação, diminuição do estado de alerta mental, apneia, insuficiência cardíaca, alucinações, insônia, convulsões, tremores, visão borrada, ataxia, zumbidos, hipotensão arterial.

Também pode ocorrer excitação e sinais e sintomas similares à ação da atropina, que são mais comuns em crianças.

O tratamento deverá considerar qualquer medida para a remoção do fármaco que ainda não foi absorvido pelo estômago, podendo-se realizar a adsorção através do carvão vegetal ativado que deve ser administrado com forma de suspensão em água, bem como a realização de uma lavagem gástrica..

Em caso de superdosagem procure o socorro médico imediatamente, levando consigo a bula ou a embalagem do medicamento. Para casos de intoxicação ou mais orientações, ligue para 0800 722 6001.

Interação do Maleato de Dexclorfeniramina com outros remédios

Os inibidores de MAO levam à intensificação e prolongamento dos efeitos dos antialérgicos, podendo ocasionar hipotensão grave.

Já os depressores do SNC e barbitúricos ajudam a potencializar os efeitos de sedação do maleato de dexclorfeniramina, bem como antidepressivos tricíclicos.

Os anti-histamínicos podem diminuir a ação dos anticoagulantes orais.

Pode haver a potencialização dos efeitos sedativos do maleato de dexclorfeniramina com a epilepsia.

Sempre informe seu médico, farmacêutico ou cirurgião-dentista caso esteja fazendo uso de medicamentos, bem como se houver a realização de testes de pele para detecção de alergias.

No caso dos testes cutâneos é importante descontinuar o tratamento dois dias antes da coleta de amostra, visto que pode haver alteração no resultado.

Maleato de Dexclorfeniramina Preço

Para comprar esse remédio não é necessária a apresentação de receita médica e o seu preço pode variar de acordo com a região na qual você se encontra e o local escolhido para a compra, bem como se você vai comprar o produto referência ou o seu genérico, visto que a segunda opção costuma ser mais barata.

No entanto, na internet, o frasco da solução oral de 120 mL com copo dosador pode ser encontrada por valores entre R$ 5 e R$ 10 reais.

A caixa com 20 comprimidos de 2 mg de Maleato De Dexclorfeniramina pode ser encontrado por valores entre R$ 5 e R$ 8 reais. Já o creme dermatológico de Maleato De Dexclorfeniramina pode ser encontrado por valores entre R$ 5 e R$ 10 reais.

Maleato de Dexclorfeniramina Genérico

Esse já é o nome do princípio ativo do medicamento e não o seu nome comercial. Então, o mais indicado é ir até a farmácia mais próxima, conversar com o farmacêutico e ver qual é a melhor opção de medicamento genérico que ele tem para oferecer dentre os laboratórios disponíveis.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o Maleato De Dexclorfeniramina, como atua, suas indicações e como utilizar cada uma de suas apresentações.