Mupirocina (Pomada) Bula – Para Que Serve? Efeitos Colaterais, Preço!

Muitos microrganismos são perigos diretos ao organismo humano, principalmente em relação ao surgimento de infecções cutâneas. Essas inflamações costumam trazer sintomas bem incômodos à pessoa, principalmente coceira e queimação, além de deixarem uma aparência e estética bem hedionda na pele. Felizmente, existem diversas maneiras de combater e tratar esses microrganismos. Normalmente, os médicos indicam algum medicamento em forma de pomada dermatológica, que deve ser aplicado diretamente na região infeccionada. Entre eles, um que se destaca bastante pela sua eficiência é o Mupirocina do laboratório Prati Donaduzzi.

Com isso, hoje, nesse artigo, estaremos abordando informações bem importantes sobre o seu uso, incluindo detalhes de precauções e contraindicações, além do preço médio que a pomada pode ser encontrada sendo vendida.

Para que serve o Mupirocina

A pomada Mupirocina é indicada para tratar e prevenir algumas infecções causadas por microrganismos que são sensíveis as substâncias presentes em sua formulação, como impetigo, foliculite e furunculose.

Vale ressaltar que, independentemente do paciente saber sobre a indicação de uso da pomada, nunca é recomendado ele aplicá-la por conta própria. O paciente só deve iniciar o tratamento depois da orientação médica.


Impetigo Mupirocina

Como funciona o Mupirocina

Mupirocina é considerado um antibiótico com aplicação tópica. Sendo assim, ele consegue combater os germes e eliminar os microrganismos que estão causando a infecção na pele.

O efeito da pomada é imediada, iniciando seu efeito assim que for aplicada.

Composição

Cada grama da pomada dermatológica contém os seguintes componentes em sua formulação:

  • 20 mg de mupirocina
  • Excipientes: macrogol 400 e macrogol 4.000.

Como usar o Mupirocina

A administração da pomada deve ser feita de forma tópica, sendo aplicada diretamente na região infectada pelo microrganismos.

A posologia normalmente indicada é:

  • Aplicar 3 vezes diária uma pequena quantidade de Mupirocina, que seja essencial para cobrir todo a infecção.

Depois da aplicação, o paciente pode colocar um curativo, se ele ou o médico achar necessário.

O tratamento, normalmente, dura entre 3 a 5 dias. Caso ultrapasse esse período e não ter resultados satisfatórios na infecção, é indicado o paciente parar de utilizar a pomada e buscar orientação médica.

O médico especialista deve fazer a orientação final sobre a posologia, horários de aplicação e duração do tratamento.

Contraindicação

Como todos os medicamentos, o Mupirocina não pode ser utilizado por algumas pessoas, para evitar futuros problemas durante o tratamento. Os pacientes que são contraindicados de utilizar o medicamento são:

  • Quem tenha hipersensibilidade, alergia ou qualquer outro problema que pode ser causado com a administração dos componentes presentes na formulação da pomada.

Precauções

Além das contraindicações, que foram abordadas no tópico acima, o paciente deve ficar ciente sobre algumas precauções antes de dar início ao tratamento utilizando a pomada Mupirocina. São elas:

  • Não aplique o medicamento nos olhos, bola ou dentro do nariz.
  • Pacientes que possuem problemas nos rins devem utilizar o medicamento com muita cautela.
  • Caso o paciente apresente alguma irritação na pele durante o tratamento, é indicado ele cessar a administração da pomada e buscar orientação médica.
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando só pode aplicar a pomada sob orientação médica.foliculite Mupirocina

Efeitos colaterais do Mupirocina

Apesar do Mupirocina ser bem aceito pelo organismo, é possível que o paciente em tratamento apresente alguns efeitos colaterais e reações adversas indesejadas. As que podem ocorrer são:

  • Ardência, coceira, vermelhidão, ressecamento e dor na região que foi aplicada a pomada.
  • A pele ficar mais sensível

Na ocorrência de qualquer um desses efeitos colaterais, ou surgimento de outra reação adversa durante o tratamento, o paciente deve buscar ajuda médica e notificar a ANVISA.

Superdosagem

É bem raro que ocorra superdosagem durante o tratamento. Porém, caso o paciente aplique uma dose acima do permitido do Mupirocina, é indicado ele buscar o médico com urgência, levando a bula e embalagem original do produto.

Interação do Mupirocina com outros remédios

Não foram detectadas interação com outros medicamento ou substâncias.

Armazenamento

Mupirocina bula

A embalagem original do produto deve ser mantida em um local com temperatura ambiente e longe da luz e umidade.

Este medicamento deve ser guardado longe do alcance de crianças.

Mupirocina Preço

O genérico Mupirocina pode ser encontrado sendo comercializado nas principais farmácias populares. É necessária a presença da receita médica para sua aquisição.

A bisnaga contendo 15 g é comercializada pelo preço variante de R$16 a R$22.

Pergunta dos leitores

Mupirocina é indicado para Foliculite?

Sim, os microrganismos que causam a Foliculite são sensíveis ao Mupirocina, logo, a pomada pode ser utilizada para tratar a infecção.