Omcilon – Para que serve? Preço, Como Usar a Pomada? Contraindicação

Introdução

Omcilon é um medicamento tópico, que se apresenta em forma de pomada destinada ao tratamento a curto prazo de infecções cutâneas. Possui propriedade anti-inflamatória, antibiótica e antifúngica, atuando em lesões cujo agente causador provem de micro-organismos mistos.

Por ser um medicamento de alta taxa de eficácia e de rápido alívio de desconforto possui grande aceitação de médicos e especialistas. Sua compra pode ser realizada em farmácias, com a retenção da receita medica.

Para que serve

A pomada Omcilon é indicada para o tratamento de coceiras e inflamação decorrentes de doenças de pele (dermatoses) e outras lesões cutâneas em estado infeccioso ou não.

Existem outras variedades da pomada para usos específicos.


Como funciona o Omcilon

O composto encontrado no Omcilon atacam os organismos causadores das lesões, impedindo que os mesmos se proliferem e sobrevivam. Trata-se de um medicamento de rápida absorção cutânea com ação imediata, apresentando alivio dos sintomas nas primeiras aplicações.

A diminuição de vermelhidão na área afetada, irritação e em alguns casos até estado febril, são alguns dos sintomas que comprovadamente, tiveram uma redução significante após a primeira aplicação.

Existem algumas variações do medicamento que atuam em outros locais do organismo. É importante que a utilização do medicamento seja realizada através de prescrição medica.

O tempo de tratamento e quantidade de aplicações devem ser mantidas a risca.

Composição do OmcilonAftas

A Omcilon possui em suas propriedades um potente anti-inflamatório que auxilia no combate a infecções e inflamações denominado triancinolona acetonida (que também é conhecido por ser um corticosteroide); O sulfato de neomicina e gramicida, conhecidos por suas características antibióticas e a nistatina um antifúgico bastante efetivo.

Desta maneira cada grama do Omcilon possui:

Triancinolona acetonida: 1,0 mg
Neomicina base (adicionada como sulfato): 2,5 mg
Gramicidina: 0,25 mg
Nistatina: 100.000 UI

O petrolato liquido e o Polietileno são os ingredientes adivos da composição.

Como usar a pomada Omcilon

É necessário alguns cuidados básicos na aplicação do Omcilon. Para preparar o local de aplicação, é recomendado que se leva a área afetada com água e sabão e seque bem. A quem for aplicar também é indicado que lave as mãos de modo a evitar contaminações extra por bactérias do ambiente.

Após a assepsia correta, aplicar uma fina camada no local, massageando levemente para espalhar o medicamento por toda a região acelerando assim a absorção cutânea. Após o procedimento, é indicado a pessoa que aplicou o produto lavar novamente as mãos (especialmente em baixo das unhas), pois pode conter resíduos do medicamento que em contato com os olhos, causa irritações.

De acordo com médicos e especialistas, o horário mais recomendado para aplicação do produto é no período noturno, trinta minutos antes de dormir ou após o banho, nestes momentos é quando a pele esta mais apta a receber o medicamento.

Caso o tratamento seja interrompido por esquecimento, é indicado que o médico seja procurado para maiores orientações.

Contraindicação do Omcilon

Não é recomendada a utilização do medicamento em caso de alergia de algum dos componentes da fórmula. São contraindicados também, portadores de lesões decorrentes de tuberculose e quaisquer infecções virais tópicas e sistêmicas como:

  • Vacínia;
  • Catapora;
  • Cobreiro
  • Herpes

Aplicação na região dos olhos e dos ouvidos (caso existam lesões no tímpano) também não é indicada.

Efeitos colaterais do Omcilon

Em casos extremamente raros, podem ocorrer algumas reações adversas na aplicação do Omcilon (Menos de 1% conforme dados recentes) dentre estas  destacam-se:

  • Supressão das glândulas adrenais
  • Lesões cutâneas;
  • Alterações no metabolismo;
  • Atenuação do sistema imunológico;
  • Níveis moderados de intoxicação hepática;
  • Letargia
  • Alteração repentina de humor
  • Retenção de líquidos
  • Aumento no aparecido de pelos

Em crianças, é possível o retardo no ganho de peso e baixos níveis de cortisol no sangue, além de dores de cabeça e papiledema bilateral (trata-se de um edema na papila interna dos olhos, que é detectável apenas durante exame de fundo de olho feito por especialista).

É importante dizer que em quaisquer casos de desconforto em decorrência da aplicação, procure um médico ou farmacêutico. O laboratório também deve ser informado, através do serviço de atendimento ao cliente.

Superdosagem do Omcilon

A maior parte dos efeitos colaterais detectados ocorreram, dentre outras razões, mediante cenário de superdosagem.

Caso seja detectada a superdosagem, procure orientação medica imediatamente, pois, a absorção cutânea do medicamento pode iniciar os efeitos colaterais já citados, e quanto antes for iniciada um tratamento sintomático para minimizar as decorrências desta superdosagem, mais efetivo será o resultado.

Em caso de um encaminhamento devido a super exposição do produto, é indicado levar o medicamento com a bula.

Caso precise de mais informações, entre em contato com a Anvisa, através do telefone 0800 722 6001.

Precauções

A utilização do Omcilon em grandes áreas não é recomendada, pois, existe a possibilidade do desenvolvimento de bactérias e micro-organismos resistentes as substâncias presentes no medicamento tornando sua eficácia reduzida.

Sua aplicação em períodos superiores a 14 dias sem acompanhamento medico também é vetada, a exposição frequente ao corticosteroides pode desenvolver efeitos colaterais, graves danos sistêmicos e em alguns casos intoxicação (ou Síndrome de Cushing).

Por se tratar de um medicamento com componentes antibióticos, o uso contínuo  pode contribuir para o crescimento de organismos resistentes como fungos.

No que lhe concerne os corticosteroides podem aumentar as infecções microbianas.

Desta maneira quaisquer aplicações acima do prazo estabelecido, deve ser comunicada a um médico imediatamente.

O Omcilon não é indicado para mulheres gestantes e/ou lactantes.

Caso exista suspeita de gravidez, é recomendado a suspensão da utilização e procurar orientação medica.

A utilização em crianças não esta vetada, desde que feito da maneira indicada, pois, elas podem ser mais susceptíveis a alguns dos efeitos colaterais citados.

Não foi detectada nenhuma alteração significativa da utilização do medicamento em Idosos. Seguindo, portanto as informações já ditas anteriormente.

Interação do Omcilon com outros remédios

Não foi detectada nenhuma interação do Omcilon com outros medicamentos.

ArmazenamentoOmcilon

O Omcilon deve ser armazenado em local fresco e temperatura ambiente (cerca de entre 15°C e 30°C). Guardar sempre em sua embalagem original e não utilizar caso esteja fora do prazo de validade. Mantenha sempre a embalagem (principalmente a data de validade) e a bula em ótimo estado de conservação. Após a utilização, feche bem o tubo.

Para uma melhor condição de armazenamento, é indicado armazenar o tubo dentro da embalagem com a tampa voltada para baixo.

O Omcilon é uma pomada lisa, brilhante de tom amarelado. Antes de sua utilização é importante observar se o caracteristicas fisicas  do medicamento condiz com as características descritas. Caso exista alguma alteração neste aspecto, um farmacêutico ou medico poderá informar se a aplicação é segura ou não.

Como toda medicação, manter fora do alcance de crianças.

Omcilon Preço

O preço máximo praticado pelas farmácias e drogarias é de R$ 49,48. Embalagem com tubo de 30g.

É necessária a apresentação de prescrição medica, em folha branca, com duas vias. Uma das vias fica retida com a farmácia ou drogaria.

Omcilon Genérico

O medicamento genérico do Omcilon pode ser encontrado também em farmácias e drogarias através do nome de seu princípio ativo: Acetonido de Triancinolona + Sulfato de Neomicina + Gramicidina + Nistatina.

Pergunta dos leitores

Omcilon é indicado para aftas?

Existe uma variação da Omcilon que é específica para aftas e lesões na boca.

O medicamento de chama Omcilon A-Orobase. Pode ser adquirido da mesma maneira que a Omcilon, em farmácias e drogarias.

É igualmente necessária receita médica, pois, as aftas podem ter variações que necessitem de tratamentos específicos.