Pomada Para Queimadura – Quais As Melhores? Como Usar? Dicas…

Queimaduras são uma das piores tipos de lesões que acontecem na pele do ser humano. Além de serem bem dolorosas, elas causam uma alteração estética hedionda. Contudo, existe uma maneira bem ágil e efetiva para o tratamento, são os diversos tipos de pomada para queimadura.

Existem várias e várias opções para a pessoa escolher entre as pomadas, com fórmulas, efetividades e indicações de uso diferentes.  Sendo assim, é muito importante comprar a alternativa que melhor irá trabalhar diante da lesão apresentada.

Diante dessas essenciais e importantes informações, hoje, nesse artigo, estaremos abordando detalhes necessários sobre os tipos de pomada para queimadura, como a melhor opção para escolher, quais as mais famosas e se existem tratamento caseio para queimaduras.

Como usar a pomada para queimadura

Apesar de existir diversos tipos de pomadas diferentes sendo comercializadas, os padrões para aplicá-las, normalmente, são bem iguais.


Inicialmente, antes de tudo, é necessário lavar e secar bem a região da pele queimada, lembrando de enxaguar antes de fazer a aplicação da pomada.

Depois disso, caso esteja doendo ou ocorrendo alguma sensação de muito incômodo, é sempre indicado fazer uma compressa com água fria e deixar alguns minutos sobre a lesão.

Pomada para queimadura Esperson

Por fim, a pessoa deverá colocar a pomada diretamente na região machucada, sendo normalmente com uma variação de 2 a 3 aplicações diárias.

Pomada para queimadura – As melhores

Como citado durante o artigo, as pomadas possuem variações em sua efetividade. Essas alterações acontecem, principalmente, em relação ao tratamento que elas executam.

Diante disso, estaremos listando os principais e mais efetivos tipos de pomada para queimadura de 1º, 2º e 3º grau.

Queimadura de 1º grau

Abaixo, as principais pomadas para queimaduras de 1º grau:

  • Nebacetin: possivelmente, a pomada para queimadura mais famosa disponível no mercado. Sua efetividade costuma ser muito alta.
  • Bepantol: uma pomada para queimadura de primeiro grau muito famoso e recomendada pelos médicos. Ela é principalmente utilizada em situações que a lesão ainda não criou bolhas. A sua aplicação é de uma vez diária.
  • Esperson: sendo um misto anti-inflamatório e antibiótico, essa pomada para queimadura é eficaz na cicatrização e no combate de infecções.

Queimadura de 2º grau

Somente queimaduras de 2º grau superficiais, ou seja, que não são tão graves, podem ser tratadas com a aplicação de queimaduras. Outros casos, devem buscar ajuda médica especialista.

Abaixo, as principais pomadas para queimaduras de 2º grau superficial:

  • Nebacetin: além de serem efetivas para queimaduras de primeiro grau, a pomada também pode ser utilizada em pessoas que sofreram alguma queimadura de 2º grau superficial.

Queimadura de 3º grau

Pomada para queimadura Nebacetin

Em queimaduras de 3º grau, e as de 2º grau mais profundas, não deve-se aplicar pomadas especificas, como as citadas acima. O mais recomendado, nesse casos, é buscar um dermatologista ou algum outro médico especializado para iniciar o tratamento específico para cada caso.

Quando buscar ajuda médica

A ajuda médico pode se dar a qualquer tipo de queimadura. Das de primeiro grau mais simples ate as de quinto grau mais intensas e graves. Porém, os casos mais leves e de grau menor, podem ser tratado de forma caseira e com pomadas, como citado acima.

A busca por auxílio de um especialista só é realmente recomendado em casos de queimaduras de 2º grau mais graves para cima, como de 3º, 4º e 5º graus.

Tratamento de emergência caseiro

Pomada para queimadura Bepantol

O tratamento caseiro, com as dicas apresentadas abaixo, só deve ser seguido e aplicado em queimaduras de primeiro grau.

A primeira dica, e bem simples, é colocar a região lesionada em farinha de trigo. Pois é uma substância aliada no alívio das dores que são apresentadas.

A segunda, é comprar argila medicinal, que pode ser facilmente encontrada em lojas e farmácias. Ela tem uma efetividade boa no alívio da dor causada pelas queimaduras.

Dicas e advertências

Além de tudo que foi abordado durante esse artigo, a pessoa ainda deve ficar ciente sobre algumas advertências e dicas importantes para se tratar. São elas:

  • Queimaduras a partir da de segundo grau mais grave devem ser tratada com um médico.
  • Sempre lave a região lesionada, antes de fazer a aplicação da pomada.
  • Caso ocorra o surgimento do desprendimento da pele ou bolhas depois do tratamento da queimadura, a pessoa deve buscar ajuda médica.