Profol – Engorda? Bula, Preço, Efeitos Colaterais, Saiu de Linha?

É importante começar falando sobre o conceito de magreza. O índice de massa corpórea, (IMC) que se ganha através do cálculo do peso dividido pela altura ao quadrado, quando abaixo de 19 kg/m² aponta um indivíduo magro.

A magreza gera muita preocupação quando o IMC é inferior a 17, entretanto devemos reconhecer se esta pessoa sempre condicionou um peso reduzido, mas é saudável, onde a magreza é o biótipo da pessoa ou se houve um emagrecimento recente. Por exemplo, perdeu 7 quilos em 2 meses, sem mudar hábitos alimentares ou sem intensificar a atividade física.

Entre os motivos para não conseguir engordar, estão às doenças da tireoide, adrenal, diabetes, anorexia, depressão, AIDS e infecções.

O primeiro questionamento para tratar a pessoa que quer ganhar peso é analisar a alimentação e somar a colaboração de alimentos energéticos, ou seja, das calorias, mas também sem perder a ingestão de alimentos saudáveis: proteínas e gorduras boas.


Outro fator importante é a composição corporal, para que tenha um ganho de peso não só por meio de gordura. A inclusão de exercícios que usam pesos, como a musculação, auxilia o ganho de peso às custas de massa muscular.

Mas além de todos esses fatores ainda sim é necessário contar com vitaminas fundamentais e o Profol é um composto de vitaminas indicado para esse tipo de situação, onde o indivíduo tem dificuldades de engordar ou em caso de prematuros (já nasceu nessa condição).

Este medicamento é comercializado em embalagem incluindo frasco com 100 mL. Sendo indicado para uso adulto e pediátrico acima de 12 anos. É produzido pelo laboratório Medley.

A sua característica é na forma de suspensão viscosa de cor rósea, odor característico de cereja e sabor adocicado.

Para que serveXarope

Profol serve como um importante suplemento vitamínico que estimula o apetite. O composto de vitaminas é indicado para recém-nascidos (prematuros) ou que nascem com pouco peso, crianças em fase de crescimento e em adultos com dificuldades para engordar.

Profol conta com ação orexígeno, ideal para pessoas magras ou que estão abaixo do peso normal e buscam resultados rápidos.

Como funciona o Profol

Profol funciona como um estimulante de apetite. O medicamento supre ao mesmo tempo o organismo com vitaminas e aminoácidos essenciais dando maior aproveitamento aos alimentos absorvidos.

Foram feitos diversos estudos do dicloridrato de buclizina (principal substância do medicamento) em conjunto com aminoácidos e vitaminas do complexo B em grupos de lactantes, crianças e adultos, onde foi identificada a melhora do apetite, estado geral e ganho de peso.

Como usar o Profol

O medicamento deve ser administrado por via oral. Cada faixa etária deve seguir as recomendações específicas.

Para crianças até 1 ano de idade (com peso aproximado de 10 kg)

É indicado ¼ copo-medida (equivalente a 2,5 mL da suspensão oral), 2 vezes ao dia.

Para crianças entre 1 a 5 anos de idade (com peso aproximado entre 10 a 18 kg)

É indicado ½ copo-medida (equivalente a 5 mL) da suspensão oral), 2 vezes ao dia.

Para crianças entre 5 a 12 anos de idade (com peso aproximado entre 18 a 36 kg)

É indicado 1 copo-medida (equivalente a 10 mL da suspensão oral), 2 vezes ao dia.

Para pacientes acima de 12 anos de idade.

É indicado 1½ copo-medida (equivalente  a 15 mL da suspensão oral), 2 vezes ao dia, ou a critério do médico.

Atenção

É necessário agitar bem o frasco do Profol antes de cada ingestão do produto para que tenha uma suspensão homogênea.

As doses recomendadas deverão ser administradas com antecedência de 30 minutos antes do almoço e do jantar.

Caso você esqueça a dose do medicamento retome o tratamento assim que se lembrar. Caso já esteja próximo da dosagem seguinte, pule a dose esquecida e continue o tratamento normalmente.

Não faça ingestão em dobro, seja pelo fato de ter esquecido ou por qualquer outro motivo. Caso ocorra a dose em excesso de forma acidental, pode causar sinais de intoxicação.

Interrompa o uso do medicamento. De acordo com a gravidade dos sintomas apresentados, procure uma emergência médica imediatamente.

Composição

Cada mL de suspensão oral de Profol  possui:1,0 mg de dicloridrato de buclizina;30,0 mg de cloridrato de lisina;2,0 mg de triptofano;2,0 mg de cloridrato de piridoxina (Vitamina B6);5,0 mg de cianocobalamina (Vitamina B12);

1 mL de veículo q.s.p: aroma de cereja, sacarina sódica di-hidratada, propilenoglicol, cloridrato de cisteína monoidratado, propilparabeno, ácido clorídrico, corante vermelho Ponceau 4R, simeticona, hietelose, água purificada, metilparabeno, ciclamato de sódio, tartarato de sódio, polissorbato 80 e sorbitol.

Contraindicação

Sua contraindicação é somente em pacientes que tenham alergia a qualquer um dos componentes de sua formulação.

Efeitos colaterais do Profol

Profol normalmente é bem tolerado. Porém, poderão ocorrer algumas reações adversas, o que pode variar de acordo com o organismo de cada paciente.

Reações comuns (acontecem com até 10% dos pacientes que usam este medicamento):

  • Cefaleia;
  • Sono leve;
  • Enjoo;

Reações raras (acontecem com até 1% dos pacientes que usam Profol):

  • Sonolência;
  • Distúrbios gástricos;
  • Ressecamento na boca;

Diminuindo a posologia do medicamento, os efeitos colaterais já são eliminados ou reduzidos. Caso eles se manifestem de forma agressiva, o médico deverá ser consultado e o tratamento interrompido.

Precauções

Referente aos exames laborais, o tratamento com Profol deverá ser interrompido aproximadamente 72 horas antes de se efetuar provas de alergias cutâneas. Pois a substância buclizina pode reduzir as reações que, de outro modo, seriam positivas e, indicativas de reatividade dérmica.

O uso deste medicamento pode diminuir consideravelmente a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas que precisem de muita atenção.

Nos dias iniciais de tratamento, você poderá sentir leve sonolência. O medicamento não é indicado em gestantes sem conhecimento médico.

O produto deve ser conservado em temperatura ambiente. Profol deve ser protegido da luz. Não use medicamento vencido. Essa informação pode ser encontrada na embalagem do produto.

Interação do Profol com outros remédios

Profol

Profol não deve ser administrado em conjunto com outros remédios que tenham efeitos depressores do Sistema Nervoso Central. Caso seja necessário, o mesmo necessitará de autorização médica.

Durante o tratamento com Profol deve ser evitada a ingestão de doses elevadas de ácido ascórbico (Vitamina C). Por pelo menos uma hora antes ou depois do uso de Profol.

Não faça ingestão de bebidas alcóolicas durante o tratamento com Profol.

Profol Preço

Profol é um estimulante de apetite que pode ser encontrado nas farmácias de todo o país.

O seu preço está estimado em R$ 20,11 (suspensão, frasco com 100 ml). Para adquirir o suplemento vitamínico é necessário apresentação de receita médica (branca comum).

Profol Genérico

Apetil e Buclina são medicamento similares ao Profol. Os remédios possuem o mesmo principio ativo (dicloridrato de buclizina).

Os genéricos servem para o mesmo tipo de tratamento, estimulando o apetite. O preço médio dos genéricos de Profol é de R$ 10,23. Esse preço pode variar de acordo com a região e posto de venda.

Pergunta dos leitores

Profol engorda em quanto tempo?

Profol é eficaz estimulando o apetite, o que consequentemente auxilia no ganho de peso. Este medicamento não oferece milagres, porém seguindo corretamente as suas recomendações é possível obter ótimos resultados em pouco tempo.

É importante lembrar, que você terá bons resultados de forma rápida se você tiver uma boa dieta. É necessário se alimentar bem, comendo a cada 3 horas e praticando exercícios para que o ganho de peso aconteça de forma saudável.

Profol saiu de linha?

Profol em comprimido saiu de linha, ou seja, não está mais sendo comercializado. Profol é vendido apenas em sua versão em líquido.