Vitawin 1 – Bula, Posologia, Qual Seu Preço? Engorda?

A falta de vitaminas pode trazer sérios e diversos problemas ao organismo. Por isso, é importante observar, tanto adultos quanto crianças, para evitar as carências vitamínicas. Justamente por isso que existem polivitamínicos como Vitawin 1.

Então, para saber um pouco mais sobre esse medicamento, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?!

Para que serve Vitawin 1

Vitawin 1 é um medicamento que serve para a profilaxia e o tratamento de carências vitamínicas em pacientes adultos e crianças.

Como funciona Vitawin 1

Tanto o ácido ascórbico quando as demais vitaminas do complexo B são facilmente absorvidas na administração por via oral. Elas não se acumulam e tendem a se distribuir por todos os tecidos igualmente.


A Vitamina A e também a Vitamina D pertencem ao grupo de vitaminas lipossolúveis. Por isso, precisam da presença de sais biliares para sua emulsificação e devida absorção pela mucosa entérica.

Dessa forma, elas atuam no organismo, repondo as deficiências e permitindo que tudo funcione melhor.

Composição

A composição de Vitawin 1 é a seguinte:

  • Acetato de retinol …… 200 mcg / 0,5 mL
  • Colecalciferol ………. 2,5 mcg / 0,5 mL
  • Ácido ascórbico ………. 25 mg / 0,5 mL

Como usar Vitawin 1 (posologia)Embalagem do medicamento Vitawin 1

O uso de Vitawin 1 é bastante simples. Para isso, basta colocar as gotas em uma colher, juntamente cum um pouco de líquido. Durante o gotejamento, o frasco deve ser mantido na posição vertical para dosagem adequada.

Para lactentes entre 0 a 11 meses de vida, a posologia recomenda a dose de 0,4 ml por dia. Isso corresponde a 12 gotas. Para crianças entre 1 e 10 anos de idade, a dose recomendada é de 0,6 ml por dia. Isso corresponde a 18 gotas. Já para adultos, a posologia recomenda dose de 0,8 ml, que corresponde a 24 gotas por dia.

Cada mL é equivalente a 30 gotas do produto. Por isso é importante que o frasco esteja posicionado da forma correta durante o gotejamento.

A duração do tratamento pode ser de meses. No entanto, isso será definido segundo critérios médicos.

Efeitos colaterais do Vitawin 1

Assim como qualquer medicamento, o uso de Vitawin 1 pode levar a ocorrência de reações indesejáveis. A nicotinamida, por exemplo, pode causar as seguintes reações:

  • Cefaleia (dor de cabeça)
  • Rubor facial
  • Prurido
  • Náuseas
  • Manifestações digestivas

A piridoxina, por sua vez, pode dar origem a uma neuropatia periférica. No entanto, isso normalmente só ocorre no caso de uso prolongado da substância. Já as altas doses de vitamina A podem causar:

  • Vômito
  • Cefaleia
  • Sintomas de toxicidade

É rara a ocorrência de reações indesejáveis decorrentes da Vitamina C, mesmo com doses elevadas. No entanto, podem surgir:

  • Diarreia
  • Dor de cabeça
  • Enrijecimento da pele
  • Disúria
  • Uretrite
  • Cálculos renais

Caso ocorram reações indesejáveis decorrentes do uso de Vitawin 1, notifique imediatamente à NOTIVISA (Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária) ou diretamente a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Contraindicação

Vitawin 1 não deve ser utilizado por pacientes que possuam reações de hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da sua fórmula.

Ele também não deve ser utilizado por pacientes que já recebem Vitamina A de outras formas. Isso é para que se evite o risco de doses excessivas da mesma.

Vitawin 1 não é indicado para casos de hipervitaminose A e D, bem como nas carências específicas.

Esse medicamento não deve ser utilizado por tempo prolongado, nem em doses cima do recomendado. Não é indicado como um suplemento dietético.

Vitawin 1 é categoria X de risco na gravidez. Ele não pode ser utilizado por pacientes que estejam gravidas, nem por aquelas que possam vir a ficar grávidas durante o tratamento.

Conservação

O produto deve ser mantido sempre em sua embalagem original e em temperatura ambiente, entre 15º e 30ºC, mantido ao abrigo de umidade e luz.

No uso de cápsulas, não retire o sachê de sílica de dentro da embalagem.

O medicamento deve ser sempre manuseado com as mãos limpas e mantido fora do alcance de crianças.

Caso a embalagem contenha a etiqueta escrito “fórmula fracionada”, siga as instruções contidas nela.

Embalagem do medicamento Lavitan

Lavitan é um medicamento semelhante ao Vitawin 1

Caso ocorra alguma mudança na cor, odor ou consistência do produto, procure o farmacêutico para obter mais informações.

Vitawin 1 preço

Para comprar esse produto não é necessária a apresentação de receita médica. O seu valor pode variar de acordo com a região na qual você se encontra e o local escolhido para a compra.

No entanto, na internet, o frasco com 10ml de Vitawin 1 pode ser encontrado por valores entre R$ 10 e R$ 19,15.

Informação nutricional

Quantidade por porção % VD (*) % VD (**) (7-10 anos) % VD (***) (4-6 anos) % VD (****) (1 – 3 anos) % VD (*****) (7 – 11 meses) % VD (******) (0 – 6 meses)
Vitamina A … 200 mcg 33 40 44 50 50 53
Vitamina D … 2,5 mcg 50 50 50 50 50 50
Vitamina C … 25 mg 56 71 83 83 83 100

Vitawin 1 genérico

Vitawin 1 é um polivitamínico. Como ele, existem diversos outros polivitamínicos no mercado. Portanto, converse com o seu médico e se informe sobre os genéricos desse medicamento.

Pergunta dos leitores

Vitawin 1 engorda?

Vitawin 1 é composto apenas de vitaminas e minerais, que não possuem calorias. Por isso, o uso do produto por si só não causa o aumento de peso.

Vitawin 1 é indicado para recém nascido?

Sim, Vitawin 1 pode ser utilizado também por recém-nascido e lactentes. Isso quer dizer que ele não apresenta qualquer tipo de contraindicação referente à faixa etária.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Vitawin 1, para que serve, como ele funciona, sua composição, informações nutricionais e até mesmo seu preço. Aproveite essas informações!