Vonau Flash Bula: Para Que Serve? Posologia, Efeitos Colaterais e Contraindicações

Náuseas e enjoos são males relativamente comuns para o ser humano. É fácil conhecer alguém que sofre de indisposição estomacal, seja em momentos isolados ou causada por alguma condição, como gravidez, efeito colateral de outro tratamento ou aversão a algum alimento. Para esses e outros casos, um dos remédios mais indicados é o Vonau Flash.

Mas há situações em que as náuseas são ainda mais preocupantes. Por exemplo em pós-operatório, quando normalmente também são ministrados remédios para dores que podem ser agressivos para o estômago. Esse tanto de alterações no corpo junto com as drogas que são ingeridas podem fazer com que o paciente passe mais tempo na internação.

Pessoas com câncer que estão fazendo tratamento com quimioterapia, radioterapia, terapia alvo ou hormonioterapia também sofrem muito com enjoos. As reações adversas variam muito para cada paciente, e as náuseas podem ter intensidade e duração diferentes para cada um. Elas podem vir logo após as sessões ou dias depois. Em alguns casos, esses males podem causar complicações no tratamento do câncer, tais como desidratação e perda de peso. Vonau Flash também é indicado para casos como estes, saiba mais sobre este remédio e como ele funciona lendo nos parágrafos a baixo.

Para que serve o Vonau Flash

Este medicamento é indicado para tratar desconfortos e sintomas decorrentes de enjoos, náuseas e vômitos. O Vonau Flash também serve para prevenir esses males em pessoas predispostas. Ele pode ser usado em adultos e crianças a partir de 6 meses de idade.


O remédio pode ser encontrado em 4 ou 8 mg, em caixas de 10 ou 100 comprimidos.

Como funciona o Vonau Flash

O Vonau Flash começa a aliviar os enjoos e náuseas aproximadamente após 90 minutos da ingestão do comprimido. Em alguns dias de tratamento, ele elimina totalmente os vômitos e o mal estar geral causado por essas condições.

Vonau Flash para que serve

 

Para isso, o medicamento usa a ondansetrona, um antagonista seletivo dos receptores de serotonina subtipo 3 (5-HT3). O mecanismo de ação dessa substância ainda não é totalmente conhecido. Sabe-se que a ondansetrona tem ação antiemética que pode ser mediada nos receptores central, periférico ou em ambos. A substância também funciona bem porque não é antagonista de receptores da dopamina e acaba por liberar serotonina das células enterocromafins do intestino delgado.

Composição do Vonau Flash

De acordo com a bula, elaborada pelo laboratório Biolab, esta é a composição do Vonau Flash:

Cada comprimido de 4 mg contém:

  • ondansetrona: 4 mg (equivalente a 5 mg de cloridrato de ondansetrona)
  • excipientes: manitol, celulose microcristalina, crospovidona, estearato de magnésio, dióxido de silício
    coloidal, óxido de ferro vermelho, aroma de morango e aspartamo

Cada comprimido de 8 mg contém:

  • ondansetrona: 8 mg (equivalente a 10 mg de cloridrato de ondansetrona)
  • excipientes: manitol, celulose microcristalina, crospovidona, estearato de magnésio, dióxido de silício
    coloidal, aroma de morango e aspartamo

Como usar o Vonau Flash

Siga sempre a dosagem e o tempo de tratamento recomendado pelo seu médico, que irá avaliar a melhor posologia para o seu caso, levando em consideração sua idade, porte físico e intensidade dos sintomas. As recomendações abaixo são apenas para referência.

O Vonau Flash deve ser ministrado via oral, mas não engolido. O remédio deve ser colocado na ponta da língua, onde vai dissolver em alguns segundos. Engolir com saliva.

Para náuseas e vômitos: adultos devem usar 2 comprimidos de 8 mg por dia. Para crianças maiores de 10 anos, recomenda-se a dose de 4 a 8 mg de ondansetrona. Bebês com 6 meses a 2 anos de idade devem usar 2 mg de Vonau Flash (quebrar o comprimido de 4 mg ao meio). A posologia geralmente usada é de 0,2 a 0,4 mg por quilo de peso.

Para prevenir náuseas e vômitos no pós-operatório, a dosagem para cada idade é a mesma indicada acima, e deve ser ministrada uma hora antes da indução da anestesia. Para aliviar reações adversas de quimioterapias, recomenda-se usar 24 mg de ondansetrona (3 comprimidos de 8 mg) 30 minutos antes das sessões.

Para radioterapia com irradiação total do corpo, deve-se usar 8 mg de ondansetrona até duas horas antes de cada fração de radioterapia aplicada em cada dia. Para radioterapia do abdome, usar um comprimido duas horas antes e depois mais um comprimido a cada 8 horas, por um ou dois dias, dependendo da recomendação do médico.

Pessoas com insuficiência renal não precisam alterar a posologia.

Contraindicação do Vonau Flash

Esse medicamento não deve ser utilizado por quem tem alergia ou sensibilidade a qualquer componente da fórmula (vide o item Composição). Mulheres grávidas ou lactantes não devem usar Vonau Flash sem indicação médica. É preciso que um profissional avalie a relação risco/benefício nesses casos. Apenas crianças acima de 6 meses de idade podem usar esse remédio. Idosos podem usar livremente, sem ajustar a dosagem.

Pacientes com insuficiência hepática não podem exceder a dose máxima diária de 8 mg. A ondansetrona, princípio ativo do Vonau Flash, também é metabolizada por enzimas do fígado, e por isso drogas indutoras ou inibidoras dessas enzimas podem alterar sua eliminação.

Efeitos colaterais do Vonau Flash

As reações adversas mais comuns com o uso de Vonau Flash, que podem ocorrer em até 10% das pessoas que fazem uso do medicamento, são:

  • Diarreia
  • Prisão de ventre
  • Dor de cabeça
  • Cansaço

Em casos raros e isolados, já foram relatados broncospasmo, taquicardia, angina, hipocalemia (baixo nível necessário de potássio), anafilaxia ou angioedema (reações alérgicas que geram inchaço pelo corpo), alterações eletrocardiográficas, oclusões vasculares e até convulsões. Durante a administração injetável da ondansetrona já houve registro de laringospasmo, parada cardiorespiratória e choque.

Pacientes com câncer sendo submetidos a quimioterapia já sentiram efeitos colaterais como cefaleia (dor de cabeça forte e difusa), fadiga e constipação. 1 a 2% dessas pessoas que receberam ondansetrona associada a ciclofosfamida tiveram aumento significativo no nível das concentrações plasmáticas de enzimas hepáticas, embora essa reação tenha sido passageira. No pós-operatório também foi relatado aumento na frequência de cefaleia.

Superdosagem do Vonau Flash

Em caso de uso exagerado de Vonau Flash, os sintomas listados acima podem aparecer de uma vez, principalmente agitação, vermelhidão na face, palpitações, coceiras, tosse e dificuldade pra respirar. Esses efeitos são rápidos, acontecem cerca de 2 minutos após a ingestão do remédio. Se isso ocorrer, procure imediatamente um hospital com a caixa do medicamento em mãos, para que a equipe médica faça os procedimentos padrão de monitoramento controle das funções vitais e desintoxicação. Isso pode incluir lavagem gástrica ou administração de carvão vegetal ativado. Não há um antídoto específico para de ondansetrona.

Algumas reações mais raras também podem aparecer, como constipação grave, hipotensão, bloqueio cardíaco de 2º grau transitório e amaurose, condição conhecida como “cegueira repentina” que dura de 2 a 3 minutos.

Precauções

Vonau Flash Ondansetrona

Pessoas com sensibilidade a aspartamo devem usar esse medicamento com cautela, já que os comprimidos de desintegração oral contêm pequena quantidade de fenilalanina e também alguns corantes. O remédio deve ser ministrado via oral, mas não engolido. A cápsula deve ser colocada na ponta da língua, onde vai dissolver em alguns segundos. Engolir com saliva.

A ondansetrona, principal componente do Vonau Flash, não deve ser usada em substituição a aspiração nasogástrica, porque não estimula o peristaltismo gástrico ou intestinal. Pacientes que foram submetidos a cirurgias abdominais podem ter mascaradas uma distensão gástrica ou íleo.

Mulheres grávidas ou lactantes não devem usar Vonau Flash sem indicação médica. É preciso que um profissional avalie a relação risco/benefício nesses casos. Apenas crianças acima de 6 meses de idade podem usar esse remédio. Idosos podem usar livremente, sem ajustar a dosagem. Pacientes acima de 75 anos de idade podem ter dificuldade para que o organismo realize a depuração, além de observar um aumento na meia-vida do medicamento. Para idosos com câncer, o tratamento com Vonau Flash também é eficaz.

Caso se esqueça de tomar uma dose desse medicamento, tome assim que lembrar e depois continue no esquema original de horas. Se você se lembrar apenas quando estiver muito próximo do horário da próxima dose, pule a esquecida e continue o tratamento normal. Nunca use dosagens em dobro.

Interação do Vonau Flash com outros remédios

Indutores ou inibidores das enzimas do sistema citocromo P450 podem não ter a eficácia desejada quando do uso de Vonau Flash concomitantemente. Não existem outras interações conhecidas ou possibilidade de alterações em exames laboratoriais.

Armazenamento

Como a maioria dos medicamentos, o Vonau Flash deve ser mantido em temperatura ambiente, ou seja, entre 15° e 30°C. Sempre mantenha o remédio na embalagem original, onde estarão impressos a data de fabricação e de validade. Respeite sempre esses prazos e não faça uso do medicamento caso observe alguma mudança no aspecto. Cuide para que o medicamento fique fora do alcance das crianças.

Vonau Flash preço

O Vonau Flash é um medicamento controlado e, seguindo uma portaria da Anvisa, só pode ser vendido com indicação médica e retenção da receita por parte do farmacêutico. No entanto, existem preços disponíveis para consulta na internet:

Vonau Flash comprimido de desintegração oral de 4 mg, caixa com 10 comprimidos – média de R$ 25,00
Vonau Flash comprimido de desintegração oral de 8 mg, caixa com 10 comprimidos – média de R$ 45,00

Vonau Flash genérico

Como já dito nas introduções, o Vonau Flash é um medicamento referência que tem como princípio ativo a ondansetrona. O genérico desse medicamento, portanto, é o Cloridrato De Ondansetrona, que pode ser encontrado com esse nome nas farmácias a preços mais baratos, fabricado por mais de um laboratório.

Também existem medicamentos similares, com outros nomes comerciais e preços parecidos. Alguns deles são Liato, Ondralix, Setronax e Emistop.

Pergunta dos leitores

Posso usar Vonau Flash na gravidez?

O uso de Vonau Flash por mulheres grávidas, com suspeita de gravidez ou lactantes não é recomendado. O tratamento deve ser avaliado por um médico, de preferência o mesmo que está acompanhando a gestação. Esse medicamento tem risco classificado como B para a gravidez. Em testes laboratoriais, não foi possível verificar a segurança de seu uso principalmente nos três primeiros meses. No entanto, em alguns casos, os benefícios do uso de Vonau Flash pode superar os riscos.

Qual a diferença entre Vonau e Vonau Flash?

Vonau é o medicamento original, anterior ao Vonau Flash. Ele é indicado principalmente para enjoos, náuseas e vômitos causados por quimioterapias e períodos pós cirurgias. O medicamento é muito usado em ambiente hospitalar, em apresentação injetável, que deve ser aplicado por um profissional habilitado. Já o Vonau Flash é comercializado em forma de comprimidos e indicado para enjoos de forma geral. Sua ação é mais rápida do que a de Vonau.

Vonau Flash dá sono?

Não. Sonolência não é um dos efeitos colaterais desse medicamento. Cansaço e diarreia, no entanto, são reações adversas comuns durante o tratamento, o que pode causar uma sensação de fraqueza.